The Jeans and the objectification of the female body in the 1980s

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.49766

Keywords:

Jeans, advertising, Female body

Abstract

Given the existence of 150 years of Levi's jeans, this article addresses how jeans interact with the female body and how it was exposed in advertising in the 1980s. Jeans reveal to be one of the most produced pieces of all time and It went through several modifications presenting different speeches in tune with its time. Therefore, a bibliographic review was carried out on the history of jeans and the female body and its interaction with fashion. Then, documentary research with the aim of exemplifying how advertisements for jeans objectified the female body.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Paula Guimarães, Minas Gerais State University

Doutoranda em design pela UEMG, Mestre em design, graduação em arquitetura, especialização em design de moda

Rachel Rios Scherrer, Minas Gerais State University

Doutoranda em Design (UEMG), é mestre em Estudos Culturais Contemporâneos pela Universidade Fumec (2016), possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), graduação em Design de Moda pela Universidade Cesumar (2017), graduação em Design de Interiores pela Universidade Cesumar (2019). Atualmente é professora designada no curso de Design de Moda da Escola de Design (UEMG). Tem experiência na área de arquitetura com ênfase em indústria de alimentação e na moda, atua principalmente com computação gráfica, modelagem digital, moulage, modelagem, costura, e visual merchandising.

Teresa Campos Viana, Minas Gerais State University

Doutora em Cultura, gestão e processos em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2021). Mestre em Design e Sustentabilidade pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2012). Pós Graduada em Gestão do Design para Micro e Pequenas Empresas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2012). Graduação em Design de Moda pela Universidade FUMEC (2008). Foi a designer de moda responsável pela área de pesquisa de tendências da empresa IMA Têxtil LTDA. Foi professora bolsista da disciplina Cultura de Moda do curso Produção de Moda Coltec/Pronatec. Foi professora das disciplinas Design em Moda, Sintaxe Visual, Projeto Interdisciplinar, LAI e outras no Centro Universitário Uni-BH. Atualmente é professora da Universidade do Estado de Minas Gerais e, atuando principalmente nos seguintes temas: design, moda, estilo, produtos e sustentabilidade. E também é professora da Faculdade Estácio, lecionando para os cursos de design de moda e publicidade.

References

AGUSTONI, Marina. O corpo ciborgue na publicidade de moda: o papel do jeans. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2011.

ALVES, Celina. Levi’s comemora 80 anos do jeans feminino. In: ALVES, Celina. Luxos e luxos blog. São Paulo, 22 nov. 2014. Disponível em: https://www.luxoseluxos.com.br/2014/11/levis-comemora-80-anos-jeans-feminino.html. Acesso em: 28 set. 2023.

BAUDOT, François. Moda do século. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

BONADIO, Maria Claudia. Moda e publicidade no Brasil nos anos 1960. São Paulo: nVersos, 2014.

CALLAN, Georgina O’Hara. Enciclopédia da moda de 1840 à década de 90: verbetes brasileiros. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

CAMPOS, Lady. Quanto mais velho melhor. Jornal Hoje em dia. Belo Horizonte, 20 mai. 2012.

CARDOSO, Tom. A volta da Zoomp. Exame, São Paulo, 20 jun. 2016. Negócios. Disponível em: https://exame.com/negocios/a-volta-da-zoomp/. Acesso em: 28 set. 2023.

CASTILHO, Kathia; GALVÃO, Diana. A moda do corpo, o corpo da moda. São Paulo: Editora Esfera, 2002.

CHATAIGNIER, Gilda. História da moda no Brasil. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

DEL PRIORE, Mary. Corpo a corpo com a mulher: pequena história das transformações do corpo feminino no Brasil. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2000.

DEL PRIORE, Mary. Um olhar sobre o corpo e a moda no Brasil. In: CASTILHO, Kathia; GALVÃO, Diana. A moda do corpo, o corpo da moda. São Paulo: Editora Esfera, 2002. p. 93.

DUEK, Tufi; BIANCO, Giovanni; CUCCO, Susanna. Photojeanic: the jeans cult. São Paulo: Forum Brasil, 1998.

DURAND, José Carlos. Moda, luxo e economia. São Paulo: Babel Cultural, 1988.

ECO, Umberto. Viagem na irrealidade cotidiana. Tradução de Aurora F. Bernardini e Homero F. de Andrade. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 1984.

GALVÃO, Diana. A customização do corpo – reinventando a subjetividade contemporânea. In: CASTILHO, Kathia; GALVÃO, Diana. A moda do corpo, o corpo da moda. São Paulo: Editora Esfera, 2002. 163-176.

GARDIN, Carlos. O corpo mídia: modos e moda. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; CASTILHO, Kathia. Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2008. p. 75-83.

HANNOUILLE, Emeric; DUPUY, Pierre. Le fabuleux roman du Jean Levi’s story. Genève, Paris: Editions Minerva, 1990.

HERNANDEZ, Oswaldo. História dos anos 70: Ditadura Militar: propaganda, terrorismo e manifestações populares. In: HERNANDEZ, Oswaldo. Anúncios anos 70- Oswaldo Hernandez blog. Brasil, 27 out. 2012. Disponível em: https://memoriasoswaldohernandez.blogspot.com/search?zx=1be93b61b752aa45. Acesso em: 28 set. 2023.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

KHERLAKIAN, Renato. Uns jeans… uns não. São Paulo: SENAI-SP Editora, 2016.

LEITÃO, Débora Krischke. Brasil à moda da casa: imagens da nação na moda brasileira contemporânea. 2006. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2006.

LIMA, Vera. A construção do corpo nas formas da moda. In: CASTILHO, Kathia; GALVÃO, Diana. A moda do corpo, o corpo da moda. São Paulo: Editora Esfera, 2002. p. 48-56.

LIPOVETSKY, Gilles. A sociedade da sedução: democracia e narcisismo na hipermodernidade liberal. Barueri: Manole, 2020.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino na sociedade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

MAHLMEISTER, Eliana Acar Pedro. Design de moda pós-moderno: o jeans como referência. 2009. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi-Morumbi, São Paulo, SP, 2009.

MATURO, Jussara. Produção de jeans não voltou ao volume de 2019 – IEMI estima queda ainda em 2022, com recuperação parcial a partir de 2023. GBL JEANS, São Paulo, 2 mar. 2023. Economia. Disponível em: https://gbljeans.com.br/mercado/economia/producao-de-jeans-nao-voltou-ao-volume-de-2019/. Acesso em: 22 jan. 2024.

MENDES, Valery; HAYE, Amy De La. A moda do século XX. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003.

OLIVEIRA, Ana Claudia de; CASTILHO, Kathia. Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2008.

OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves. Por uma semiótica da moda. In: CASTILHO, Kathia; GALVÃO, Diana. A moda do corpo, o corpo da moda. São Paulo: Editora Esfera, 2002. p. 126-134.

PAIVA, Marcelo Rubens. Propagandas que hoje assustariam. Estadão, São Paulo, 11 fev. 2015. Cultura. Opinião. Disponível em: https://www.estadao.com.br/cultura/marcelo-rubens-paiva/propagandas-que-hoje-assustariam/. Acesso em: 28 set. 2023.

PINHEIRO, Cristiano; BARTH, Maurício; WECKER, Rafaela; SOUZA, Mikaela de. Convergências entre publicidade e moda no brasil: um estudo da marca Ellus. Comunicologia: Revista Eletrônica de Comunicação e Epistemologia da UCB, Brasília, v. 12, n. 2, p. 61-78, 2019. DOI: https://doi.org/10.31501/comunicologia.v12i2.10436

ROCCA, Federico; FERRETTI, Alberta; FABIANIS, Valéria Manferto de. Questão de estilo: 20 itens icônicos que mudaram a história da moda. Barueri: Editora Manole, 2014.

SABINO, Marco. Dicionário da moda. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

SANTARELLI, Christiane Paula Godinho. Processos de análise da imagem gráfica: um estudo comparativo da publicidade de moda. 2009. Tese (Doutorado Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2009.

SULLIVAN, James. Jeans: a cultural history of an American icon. Sheridan, WY: Gotham, 2006.

SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de janeiro: Editora Zahar, 2010.

VINCENT-RICARD, Françoise. As espirais da moda. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

ZIBETTI, Silvana. Jeans: símbolo da cultura jovem. 2007. Dissertação (Mestrado Mídia e Cultura) - Faculdade de Comunicação, Educação e Turismo, Universidade de Marília, Marília, SP, 2007.

ZIMMERMANN, Maíra. Minissaia: a juvenilização da moda nos anos 1960. In: BONADIO, Maria Claudia; MATTOS, Maria de Fátima da S. Costa G. de. História e cultura de moda. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011. p. 84-103.

Published

2024-10-07

How to Cite

Guimarães, M. P., Rios Scherrer, R., & Campos Viana, T. (2024). The Jeans and the objectification of the female body in the 1980s. Projetica, 15(2), 1–33. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.49766

Issue

Section

Design de Moda

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.