Identidade Visual como ferramenta de posicionamento para empreendimentos verticais no norte paranaense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.49622

Palavras-chave:

Identidade Visual, Empreendimentos Verticais, Setor imobiliário, Posicionamento

Resumo

Apesar das implicações da pandemia do COVID-19 em 2020, o mercado imobiliário ostentou um crescimento de 9,8% superior a 2019. Sua relevância econômica implica demandas de design e comunicação. Buscando encontrar padrões de linguagens visuais em produtos das maiores construtoras do Norte do Paraná, analisou-se os desdobramentos criativos de identidades visuais em busca de estratégias de posicionamento. Identificando abordagens criativas mais bem estruturadas em produtos Plaenge em comparação aos produtos A.Yoshii.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Venancio, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Design pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Atualmente é professor de design na UniCesumar, sócio proprietário e diretor de design do Vermelho Panda Estúdio de Design e diretor de design do Cartograma Branding. 

Antonio Lucio Barizon Filho, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Desenho Industrial, com especialização em Administração de Propaganda & Marketing, Mestrado em Comunicação e Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É professor do curso de Design Gráfico, vice-coordenador do curso de Pós-graduação em Direção de Arte da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e professor orientador do Escritório de Design da UEL (EDn).

Referências

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto NBR 12721: Avaliação de custos de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edilícios. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

AL-MOUSAWI, Emma. What are Branded Residences? Elite Traveler, New York, NY, 2022. Disponível em https://elitetraveler.com/property/what-are-branded-residences. Acesso em: 1 jul. 2022.

BALL, Michael. London and property markets: a long-term view. Urban Studies, Londres, v. 33, n. 6, p. 859-877, 1996. DOI: https://doi.org/10.1080/00420989650011636

BATISTA, Guilherme. As maiores construtoras do Paraná estão em Londrina e são referência do setor em todo o país. CBN Londrina, Londrina, 7 out. 2021. Disponível em https://cbnlondrina.com.br/materias/as-maiores-construtoras-do-parana-estao-em-londrina-e-sao-referencia-do-setor-em-todo-o-pais. Acesso em: 7 dez. 2021.

BUDELMANN, Kevin; KIM, Yang; WOZNIAK, Curt. Brand identity essentials: 100 principles for designing logos and building brands. Estados Unidos da América: Rockport Publishers, 2010.

CAMPOS, Rodger. As vantagens da verticalização nas cidades. Portal Loft, Menlo Park, 27 jun. 2022. Disponível em: https://portal.loft.com.br/verticalizacao-e-emprego/. Acesso em: 1 ago. 2022.

CONSOLO, Cecília. Marcas: design estratégico. Do símbolo à gestão da identidade corporativa. São Paulo: Blucher, 2015.

CONSTRUTORA arremata Daslu, que deve virar grife de prédios classe A. Isto É Dinheiro, São Paulo, 9 jun. 2022. Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/construtora-arremata-daslu-que-deve-virar-grife-de-predios-classe-a/. Acesso em: 1 jul. 2022.

FABIAN, Ézaro. História: desde 1970 construindo histórias de confiança. Londrina: Grupo Plaenge, 2022. Disponível em: https://www.grupoplaenge.com.br/historia/. Acesso em: 10 jul. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IBGE. Cidades e Estado. Paraná. Estimativas de população. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pr.html. Acesso em: 13 jan. 2022.

INCORPORADORAS de luxo são destaque em rankings nacionais. Imóveis de Valor, São Paulo, SP, 28 out. 2021. Disponível em: https://valor.globo.com/patrocinado/imoveis-de-valor/noticia/2021/10/28/incorporadoras-de-luxo-sao-destaque-em-rankings-nacionais.ghtml. Acesso em: 13 jan. 2022.

JACOBSEN, Alessandra de Linhares. Gestão por resultados, produtividade e inovação. Florianópolis: UFSC, 2009.

JÚNIOR ALERIGI, Alberto. Construção civil eleva projeção de crescimento do setor em 2022. CNN Brasil, São Paulo, SP, 25 jul. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/noticias/construcao-civil-eleva-projecao-de-crescimento-do-setor-em-2022/. Acesso em: 10 ago. 2022.

MARTINS, José Roberto. Branding: um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. 3. ed. São Paulo: GlobalBrands, 2006.

MENDES, Cesar Miranda. O edifício no jardim, um plano destruído. A verticalização de Maringá. 1992. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, SP, São Paulo, 1992.

MERCADO imobiliário deve seguir em crescimento em 2021. O Diário de Maringá, Maringá, 26 abr. 2021. Disponível em: https://odiariodemaringa.com.br/2021/04/26/mercado-imobiliario-deve-seguir-em-crescimento-em-2021/. Acesso em: 7 nov. 2021.

MERCADO imobiliário fecha 2020 com alta de 9,8% nas vendas, diz CBIC. Infomoney, São Paulo, SP, 22 fev. 2021. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/economia/mercado-imobiliario-fecha-2020-com-alta-de-98-nas-vendas-diz-cbic/. Acesso em: 7 nov. 2021.

MOURA, Lúcio Flávio. Otimista com novo ciclo, mercado imobiliário aposta em 'valorização espalhada'. Folha de Londrina, Londrina, 25 maio 2021. Disponível em: https://www.folhadelondrina.com.br/economia/otimista-com-novo-ciclo-mercado-imobiliario-aposta-em-valorizacao-espalhada-3073544e.html. Acesso em: 7 nov. 2021.

NUNES, Jéssica M.; LONGO, Orlando C.; ALCOFORADO, Luciane F.; PINTO, Gustavo O. Análise dos impactos da Covid-19 no mercado imobiliário brasileiro. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11317

PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. 4. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2009.

RAMIRES, Julio Cesar de Lima. O processo de verticalização das cidades brasileiras. Boletim de Geografia, Maringá, v. 16, n. 1, p. 97-106, jan. 2011.

RANKING INTEC: das 100 maiores construtoras do Brasil. INTEC, São Paulo, SP, 2022. Disponível em: https://100maioresconstrutoras.com.br/. Acesso em: 13 jan. 2022.

RIES, Al; TROUT, Jack. Posicionamento: a batalha por sua mente. São Paulo: M. Books do Brasil, 2009.

SILVA, Andresa Lourenço da. Edifícios de alto padrão e as estratégias de venda dos agentes imobiliários: um estudo de casos: Ecoville (Curitiba-PR) e Gleba Palhano (Londrina-PR). Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2011.

SINDUSCON-PR. Custos unitários básicos de construção. Tabelas CUB-PR. Sinduscon-PR, Curitiba, 1 ago. 2022. Disponível em: https://sindusconpr.com.br/download/9151/370. Acesso em: 8 ago. 2022.

SLADE-BROOKING, Catharine. Creating a brand identity: a guide for designers. Londres: Laurence King Publishing, 2016.

SOUZA, Maria Adélia Aparecida de. A identidade da metrópole: a verticalização de São Paulo. São Paulo: Edusp, 1994.

TRISTÃO, Letícia. Oferta de imóveis em Maringá cresce 76% em sete anos. CBN Maringá, Maringá, 14 jan. 2021. Disponível em: https://www.cbnmaringa.com.br/noticia/oferta-de-imoveis-em-maringa-cresce-76-em-sete-anos. Acesso em: 14 dez. 2021.

WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Venancio, R., & Barizon Filho, A. L. (2024). Identidade Visual como ferramenta de posicionamento para empreendimentos verticais no norte paranaense. Projetica, 15(2), 1–24. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.49622

Edição

Seção

Design Grafico: Imagem e Mídia

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.