Visual Identity as a positioning tool for vertical developments in the north of Paraná

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.49622

Keywords:

Visual Identity, Vertical Buildings, Real Estate Sector, Positioning

Abstract

Despite the implications of the COVID-19 pandemic in 2020, the real estate market grew by 9.8% over 2019. Its economic relevance implies design and communication demands. Seeking to find patterns of visual languages in products of the largest construction brands in the North of Paraná, the creative developments of visual identities were analyzed in search of positioning strategies. Identifying better-structured creative approaches in Plaenge products compared to A.Yoshii products.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renan Venancio, Londrina State University

Possui graduação em Design pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Atualmente é professor de design na UniCesumar, sócio proprietário e diretor de design do Vermelho Panda Estúdio de Design e diretor de design do Cartograma Branding. 

Antonio Lucio Barizon Filho, Londrina State University

Graduado em Desenho Industrial, com especialização em Administração de Propaganda & Marketing, Mestrado em Comunicação e Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É professor do curso de Design Gráfico, vice-coordenador do curso de Pós-graduação em Direção de Arte da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e professor orientador do Escritório de Design da UEL (EDn).

References

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto NBR 12721: Avaliação de custos de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edilícios. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

AL-MOUSAWI, Emma. What are Branded Residences? Elite Traveler, New York, NY, 2022. Disponível em https://elitetraveler.com/property/what-are-branded-residences. Acesso em: 1 jul. 2022.

BALL, Michael. London and property markets: a long-term view. Urban Studies, Londres, v. 33, n. 6, p. 859-877, 1996. DOI: https://doi.org/10.1080/00420989650011636

BATISTA, Guilherme. As maiores construtoras do Paraná estão em Londrina e são referência do setor em todo o país. CBN Londrina, Londrina, 7 out. 2021. Disponível em https://cbnlondrina.com.br/materias/as-maiores-construtoras-do-parana-estao-em-londrina-e-sao-referencia-do-setor-em-todo-o-pais. Acesso em: 7 dez. 2021.

BUDELMANN, Kevin; KIM, Yang; WOZNIAK, Curt. Brand identity essentials: 100 principles for designing logos and building brands. Estados Unidos da América: Rockport Publishers, 2010.

CAMPOS, Rodger. As vantagens da verticalização nas cidades. Portal Loft, Menlo Park, 27 jun. 2022. Disponível em: https://portal.loft.com.br/verticalizacao-e-emprego/. Acesso em: 1 ago. 2022.

CONSOLO, Cecília. Marcas: design estratégico. Do símbolo à gestão da identidade corporativa. São Paulo: Blucher, 2015.

CONSTRUTORA arremata Daslu, que deve virar grife de prédios classe A. Isto É Dinheiro, São Paulo, 9 jun. 2022. Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/construtora-arremata-daslu-que-deve-virar-grife-de-predios-classe-a/. Acesso em: 1 jul. 2022.

FABIAN, Ézaro. História: desde 1970 construindo histórias de confiança. Londrina: Grupo Plaenge, 2022. Disponível em: https://www.grupoplaenge.com.br/historia/. Acesso em: 10 jul. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IBGE. Cidades e Estado. Paraná. Estimativas de população. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pr.html. Acesso em: 13 jan. 2022.

INCORPORADORAS de luxo são destaque em rankings nacionais. Imóveis de Valor, São Paulo, SP, 28 out. 2021. Disponível em: https://valor.globo.com/patrocinado/imoveis-de-valor/noticia/2021/10/28/incorporadoras-de-luxo-sao-destaque-em-rankings-nacionais.ghtml. Acesso em: 13 jan. 2022.

JACOBSEN, Alessandra de Linhares. Gestão por resultados, produtividade e inovação. Florianópolis: UFSC, 2009.

JÚNIOR ALERIGI, Alberto. Construção civil eleva projeção de crescimento do setor em 2022. CNN Brasil, São Paulo, SP, 25 jul. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/noticias/construcao-civil-eleva-projecao-de-crescimento-do-setor-em-2022/. Acesso em: 10 ago. 2022.

MARTINS, José Roberto. Branding: um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. 3. ed. São Paulo: GlobalBrands, 2006.

MENDES, Cesar Miranda. O edifício no jardim, um plano destruído. A verticalização de Maringá. 1992. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, SP, São Paulo, 1992.

MERCADO imobiliário deve seguir em crescimento em 2021. O Diário de Maringá, Maringá, 26 abr. 2021. Disponível em: https://odiariodemaringa.com.br/2021/04/26/mercado-imobiliario-deve-seguir-em-crescimento-em-2021/. Acesso em: 7 nov. 2021.

MERCADO imobiliário fecha 2020 com alta de 9,8% nas vendas, diz CBIC. Infomoney, São Paulo, SP, 22 fev. 2021. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/economia/mercado-imobiliario-fecha-2020-com-alta-de-98-nas-vendas-diz-cbic/. Acesso em: 7 nov. 2021.

MOURA, Lúcio Flávio. Otimista com novo ciclo, mercado imobiliário aposta em 'valorização espalhada'. Folha de Londrina, Londrina, 25 maio 2021. Disponível em: https://www.folhadelondrina.com.br/economia/otimista-com-novo-ciclo-mercado-imobiliario-aposta-em-valorizacao-espalhada-3073544e.html. Acesso em: 7 nov. 2021.

NUNES, Jéssica M.; LONGO, Orlando C.; ALCOFORADO, Luciane F.; PINTO, Gustavo O. Análise dos impactos da Covid-19 no mercado imobiliário brasileiro. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11317

PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. 4. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2009.

RAMIRES, Julio Cesar de Lima. O processo de verticalização das cidades brasileiras. Boletim de Geografia, Maringá, v. 16, n. 1, p. 97-106, jan. 2011.

RANKING INTEC: das 100 maiores construtoras do Brasil. INTEC, São Paulo, SP, 2022. Disponível em: https://100maioresconstrutoras.com.br/. Acesso em: 13 jan. 2022.

RIES, Al; TROUT, Jack. Posicionamento: a batalha por sua mente. São Paulo: M. Books do Brasil, 2009.

SILVA, Andresa Lourenço da. Edifícios de alto padrão e as estratégias de venda dos agentes imobiliários: um estudo de casos: Ecoville (Curitiba-PR) e Gleba Palhano (Londrina-PR). Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2011.

SINDUSCON-PR. Custos unitários básicos de construção. Tabelas CUB-PR. Sinduscon-PR, Curitiba, 1 ago. 2022. Disponível em: https://sindusconpr.com.br/download/9151/370. Acesso em: 8 ago. 2022.

SLADE-BROOKING, Catharine. Creating a brand identity: a guide for designers. Londres: Laurence King Publishing, 2016.

SOUZA, Maria Adélia Aparecida de. A identidade da metrópole: a verticalização de São Paulo. São Paulo: Edusp, 1994.

TRISTÃO, Letícia. Oferta de imóveis em Maringá cresce 76% em sete anos. CBN Maringá, Maringá, 14 jan. 2021. Disponível em: https://www.cbnmaringa.com.br/noticia/oferta-de-imoveis-em-maringa-cresce-76-em-sete-anos. Acesso em: 14 dez. 2021.

WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

Published

2024-10-07

How to Cite

Venancio, R., & Barizon Filho, A. L. (2024). Visual Identity as a positioning tool for vertical developments in the north of Paraná. Projetica, 15(2), 1–24. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.49622

Issue

Section

Design Grafico: Imagem e Mídia

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.