Compreendendo o sistema de sinalização de um centro universitário a partir do mapeamento da experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n3p71

Palavras-chave:

Sinalização, Experiência do usuário, Mapeamento da experiência

Resumo

Um sistema de sinalização visa ajudar pessoas a se localizar e encontrar destinos em um dado local. Por já fazer parte do cotidiano de uma universidade, por exemplo, acredita-se ser um processo já característico e compreendido. No entanto, a quantidade de estudos com essa temática, principalmente em locais de uso público, demonstra que muitas vezes esses sistemas não são projetados pensando na experiência de uso. Esse artigo visa compreender a experiência do usuário de um sistema de sinalização do centro de ciências exatas e tecnologia de uma universidade federal. Trata-se de uma pesquisa exploratória, tida como pesquisa-ação e utiliza como abordagem metodológica o Design Thinking. Para tal investigação, foi realizada pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionário que verificou como os frequentantes do edifício julgam o sistema de sinalização existente. Posteriormente, foram utilizadas as ferramentas de mapeamento da experiência e mapa do design apresentadas por Kalbach (2017) para compreender como o frequentante interage com o sistema de sinalização deste centro de tecnologia e propor soluções com valor baseado nos anseios dos usuários. Os resultados demonstram que o sistema é falho em alguns pontos de contato por faltar informações, indicações importantes e orientação de direção.

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Biografia do Autor

Stefanne Carla Carvalho Portela, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Bacharel em Design pela Universidade Federal do Maranhão

Fabiane Rodrigues Fernandes, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora na Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Design pela Universidade Estadual Paulista (2017)

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

Portela, S. C. C., & Fernandes, F. R. (2021). Compreendendo o sistema de sinalização de um centro universitário a partir do mapeamento da experiência. Projetica, 12(3), 71–107. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n3p71

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

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