Figurino e cinema: uma experiência didática na formação acadêmica do designer de moda

Autores

  • Janote Pires Marques Faculdade Ateneu (FATE)
  • Regina Célia Santo de Almeida Faculdade Ateneu (FATE)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n1p39

Palavras-chave:

Figurino, Narrativa Fílmica, Design de Moda

Resumo

Esse artigo aborda o figurino de filmes e seu estudo na formação acadêmica do designer de moda. Os objetivos são compreender o figurino como elemento da narrativa fílmica e discutir uma proposta para a análise do figurino fílmico por acadêmicos do curso de Design de Moda. A pesquisa tem como base metodológica um estudo teórico dos elementos da narrativa fílmica e a constituição de procedimentos para análise da composição do figurino de filmes. Concluiu-se que situações didáticas criadas para estudo do figurino fílmico devem contemplar o contexto fílmico, a classificação do figurino do filme e a apropriação.

Biografia do Autor

Janote Pires Marques, Faculdade Ateneu (FATE)

Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor adjunto da Faculdade Ateneu (FATE), atuando nos cursos de Pedagogia e de Design de Moda.

Regina Célia Santo de Almeida, Faculdade Ateneu (FATE)

Mestrado em Politicas Públicas e Gestão da Educação Superior, UFC (2009). Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda - Faculdade Ateneu (FATE)

Downloads

Publicado

2018-07-11

Como Citar

Pires Marques, J., & Santo de Almeida, R. C. (2018). Figurino e cinema: uma experiência didática na formação acadêmica do designer de moda. Projetica, 9(1), 39–52. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n1p39

Edição

Seção

Design de Moda