A Gestão de Design como estratégia organizacional em uma empresa de complementos decorativos termocolantes de Londrina-PR

Autores

  • Vanessa Zanardo Buso Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Rosane Fonseca de Freitas Martins Universidade Estadual de Londrina - UEL https://orcid.org/0000-0003-0749-4608

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p130

Palavras-chave:

Gestão de Design, estratégia, termocolantes

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor ações de design para o Departamento de criação de uma empresa de complementos decorativos termocolantes de Londrina-PR, provenientes de um estudo de caso utilizado como metodologia de pesquisa. Tais ações se estendem aos demais departamentos da empresa, fundamentando uma estratégia de Gestão de Design. Como resultado esperado, pretende redirecionar a estrutura organizacional da empresa ao demonstrar e salientar a real importância do vínculo estratégico entre a Gestão do Design e o departamento de Criação para consequente viés de produção lucrativo e organizado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Zanardo Buso, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Especialista em Design pela Universidade Estadual de Londrina.

Rosane Fonseca de Freitas Martins, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora Doutora na Universidade Estadual de Londrina .

Referências

APL VESTUÁRIO. Plano de desenvolvimento no arranjo produtivo local de vestuário de Cianorte/Maringá – Paraná. Cianorte/Maringá, 2006. Disponível em http://www.mdic.gov.br/arquivos/dwnl_1248271195.pdf. Acesso em: 14 jun 2011.

BARONE, Vanessa. Crise barateia etiqueta e abre novos mercados, 2009. Disponível em: http://www.global21.com.br/informessetoriais/setor.asp?cod=11. Acesso em: 15 jun. 2011.

BEST, Kathryn. Design Management: Managing Design Strategy, Process and Implementation. Switzerland: AVA, 2006.

BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias: Elsevier, 2010. Traduzido de Change by design: how design thinking transforms organizations and inspires innovation. New York: HarperCollins, 2009.

CENTRO PORTUGUÊS DE DESIGN. Manual de gestão do design. Porto, 1997

DEMARCHI, Ana Paula Perfetto; FORNASIER, Cleuza Bittencourt Ribas; MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. Processo de design com abordagem de design thinking. In: MARTINS, Rosane F. F; VAN der LINDEN, Júlio (org). Pelos Caminhos do Design: Metodologia do Projeto. Londrina: Eduel, 2012.

DEMARCHI, Ana Paula Perfetto; FORNASIER, Cleuza Bittencourt Ribas; MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. Design thinking no processo de Gestão de design: um estudo de caso na agricultura familiar. In CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 9., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: AEND-BR; Universidade Anhembi Morumbi, 2010.

EMIDIO, Lucimar de Fátima Bilmaia. A Gestão de design como ferramenta estratégica para MPE’s do vestuário de moda: um estudo de caso na região de Londrina. 128f. Dissertação (Mestrado em Desenho Industrial) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2006.

FIEP. Indústria Têxtil no Paraná. Curitiba, 2008. Disponível em: http://www.fiepr.org.br/fiepr/analise/panorama/t%C3%AAxtil.pdf. Acesso em 25 maio 2011.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HSMMANAGMENT. O pensamento de design de David Kelley. 2009, p. 185

LOCKWOOD, Thomas. Design thinking: Integrating innovation, customer experience, and brand value. New York: Allworth Press, 2006.

MAUBORGNE, Renée; KIM, W. Chan. A estratégia do oceano azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Elsevier, 2005.

MOZOTA, Brigitte Borja de. Design management. Paris: Éditions d’Organization, 2002.

YIN, Robert. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2012-09-04

Como Citar

Buso, V. Z., & Martins, R. F. de F. (2012). A Gestão de Design como estratégia organizacional em uma empresa de complementos decorativos termocolantes de Londrina-PR. Projetica, 3(1), 130–145. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p130

Edição

Seção

Design de Moda

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>