The Design Management as an organizational strategy of a decorative termocolante complement’s company from Londrina - PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p130Keywords:
Management Design, strategic, termocolantesAbstract
This article aims to propose design actions, to the Criative Department of a company at Londrina-PR, from a case study used as research methodology. These actions extend to the other departments, establishing a Management design strategic. Therefore, this work aims to redirect the company’s organizational structure from demonstrate and emphasize the real importance of the strategic link between Management design and the Criative Department to the eventual profitable and organized business
Downloads
References
BARONE, Vanessa. Crise barateia etiqueta e abre novos mercados, 2009. Disponível em: http://www.global21.com.br/informessetoriais/setor.asp?cod=11. Acesso em: 15 jun. 2011.
BEST, Kathryn. Design Management: Managing Design Strategy, Process and Implementation. Switzerland: AVA, 2006.
BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias: Elsevier, 2010. Traduzido de Change by design: how design thinking transforms organizations and inspires innovation. New York: HarperCollins, 2009.
CENTRO PORTUGUÊS DE DESIGN. Manual de gestão do design. Porto, 1997
DEMARCHI, Ana Paula Perfetto; FORNASIER, Cleuza Bittencourt Ribas; MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. Processo de design com abordagem de design thinking. In: MARTINS, Rosane F. F; VAN der LINDEN, Júlio (org). Pelos Caminhos do Design: Metodologia do Projeto. Londrina: Eduel, 2012.
DEMARCHI, Ana Paula Perfetto; FORNASIER, Cleuza Bittencourt Ribas; MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. Design thinking no processo de Gestão de design: um estudo de caso na agricultura familiar. In CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 9., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: AEND-BR; Universidade Anhembi Morumbi, 2010.
EMIDIO, Lucimar de Fátima Bilmaia. A Gestão de design como ferramenta estratégica para MPE’s do vestuário de moda: um estudo de caso na região de Londrina. 128f. Dissertação (Mestrado em Desenho Industrial) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2006.
FIEP. Indústria Têxtil no Paraná. Curitiba, 2008. Disponível em: http://www.fiepr.org.br/fiepr/analise/panorama/t%C3%AAxtil.pdf. Acesso em 25 maio 2011.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HSMMANAGMENT. O pensamento de design de David Kelley. 2009, p. 185
LOCKWOOD, Thomas. Design thinking: Integrating innovation, customer experience, and brand value. New York: Allworth Press, 2006.
MAUBORGNE, Renée; KIM, W. Chan. A estratégia do oceano azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Elsevier, 2005.
MOZOTA, Brigitte Borja de. Design management. Paris: Éditions d’Organization, 2002.
YIN, Robert. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Projetica
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.