Crônica e charge: o cotidiano e suas representações
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n1p108Palabras clave:
cronica, Charge, Humor.Resumen
Este artigo contempla a crônica e a charge, por meio da linguagem verbal e visual exploradas na temática da “intimidade” na charge de Luiz Osvaldo Rodrigues (LOR), premiada em 4o lugar no Salão Internacional de Humor de Piracicaba em 1980 e publicada pela Imprensa Oficial na coletânea “Piracicaba 30 anos de Humor”, por José Machado e Heitor Gaudenci Junior em 2003, e a crônica de Luis Fernando Veríssimo publicada em 1999 na coletânea “Historias Brasileiras de Verão” sob o título “Momento Propício” com um acentuado senso de humor explorado nestas linguagens.
Descargas
Citas
BARTHES, R. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BOSI, Alfredo. Imagem, Discurso. Revista Discurso, São Paulo, n. 5, 1974.
CANDIDO, A. Recortes. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva, 1970.
GUIDDENS, A. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo, nas sociedades modernas. São Paulo: Ed. UNESP, 1993.
MACHADO, José; GAUDENCI J. Heitor. Piracicaba 30 anos de humor. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado: Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil, 2003.
SALIBA, E. T. Raízes do Riso: e a representação humorística na história brasileira: da Belle Époque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo: Cia das Letras, 2002.
SAYRE, R.; LOWY, M. Reificação e Consumismo Ostentório no Gatsby O Magnífico. Estudos de Sociologia, Araraquara, ano 6, n. 11, 2001.
SILVA, Marco Antonio. Caricata República. São Paulo: Marco Zero, 1990.
SIMON, Luiz Carlos Santos. Corpo e sexualidade na crônica contemporânea. Boletim - Revista da Área de Humanas. Londrina, n..47, p.9-20, 2004.
VELLOSO, M. P. Modernismo no Rio de Janeiro: turunas e quixotes. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.
VERISSIMO, Luis Fernando. Histórias Brasileiras de Verão. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.