Cultura material e cultura da impressão como parâmetros para pesquisas comparativas em acervos de livros impressos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p69

Palabras clave:

Memória gráfica brasileira;, Livro;, Cultura Material;, Cultura da Impressão;, Análise de impressos.

Resumen

Este trabalho busca refletir acerca da escolha de critérios na elaboração de uma ficha de análise, tendo em vista a aplicação em pesquisas comparativas de livros impressos. O empreendimento parte de uma perspectiva da realização do livro enquanto objeto da cultura material. Dessa forma, abordamos o fluxo editorial como guia na busca de critérios e dimensões para a elaboração da ficha de análise. A partir de um olhar do design, destacamos aspectos relacionados à composição visual e à produção gráfica. Assim, avaliou-se métodos com finalidades semelhantes para a formulação de critérios e recomendações. As variáveis sugeridas são organizadas em dimensões de identificação, composição visual, produção gráfica e circulação. Por fim, abordamos questões particulares desse tipo de pesquisa, uma vez que, a sensibilidade e a criatividade do pesquisador é um fator determinante para a elaboração e tratamento desse tipo de investigação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tarcísio Bezerra Martins-Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando; Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Helena de Barros, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora; Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Citas

ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro. Rio de Janeiro/Brasília: Nova Fronteira/Instituto Nacional do Livro, 1986.

BARROS, Helena de. Em busca da cor: estratégias de linguagem gráfica de rótulos cromolitográficos do Arquivo Nacional e da Biblioteca Nacional (1876-1919) / Helena de Barros. - 2018. Tese (Doutorado). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Escola Superior de Desenho Industrial

BRAND, Amy; DALY, Frank; MEYERS, Barbara. Metadata demystified. Sheridan, WY, EUA; Baltimore, MD, EUA: The Sheridan Press; NISO Press, 2003.

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: Unesp, 2002.

COUTINHO, Luís Gustavo; LIMA, Guilherme Cunha. Uma proposta de catalogação e análise dos rótulos de cerveja das microcervejarias do estado do Rio de Janeiro. In: SPINILLO, Carla Galvão; FADEL, Luciane Maria; SOUTO, Virgínia Tiradentes; SILVA, Tiago Barros Pontes e Silva; R. J. Câmara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação. CIDI 2015 Blucher Design Proceedings, num. 2, vol.2. São Paulo: Blucher, 2015. DOI: https://doi.org/10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_77

EISENSTEIN, Elizabeth. The printing revolution in early modern Europe. Cambridge, Inglaterra: Cambridge University Press, 1983.

FARIAS, Priscila; BRAGA, Marcos. O que é Memória Gráfica? FARIAS, Priscila; BRAGA, Marcos (Org.). Dez ensaios sobre memória gráfica. São Paulo : Blucher, 2018.

FEBVRE, Lucien; MARTIN, Henri Jean. O aparecimento do livro. São Paulo: Edusp, 2017.

FINIZOLA, Fátima. Panorama tipográfico dos letreiramentos populares: um estudo de caso na cidade do Recife. Dissertação de mestrado. Departamento de Design do Centro de Artes e Comunicação, Design, 2010.

FONSECA, Letícia Pedruzzi, GOMES, Daniel Dutra; CAMPOS, Adriana Pereira. Conjunto Metodológico para Pesquisa em História do Design a partir de Materiais Impressos. In: Revista Brasileira de Design da Informação / Brazilian Journal of Information Design São Paulo | v. 13 | n. 2 [2016], p. 143 – 161. DOI: https://doi.org/10.51358/id.v13i2.481

HOFFMANN-WALBECK, Thomas. Workflow Automation: Basic Concepts of Workflow Automation in the Graphic Industry. Cham, Switzerland: SpringerNatureSwitzerlandAG, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-84782-1

LIMA, Guilherme Cunha. O gráfico amador: as origens da moderna tipografia brasileira. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

LIMA, Edna Lúcia Oliveira da Cunha; LESCHKO, Nadia Miranda; DAMAZIO, Vera Maria Marsicano; ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de. Memória gráfica brasileira: notícias de um campo em construção, p. 791-802. In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4. São Paulo: Blucher, 2014.

MONTEIRO, Gisela Costa Pinheiro. A identidade visual da Coleção dos Cem Bibliófilos do Brasil, 1943-1969. Dissertação (Mestrado) Rio de Janeiro, 2008. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Escola Superior de Desenho Industrial.

MARTINS FILHO, Plínio. Relações editoriais. MARTINS FILHO, Plínio (Org.). Livros, editoras e projetos. São Paulo, Ateliê Editorial: 1997.

RIBEIRO, Ana Elisa. O que é e o que é um livro: materialidades e processo editoriais. Livro: edição e tecnologia no século XXI. Belo Horizonte: Moinhos; Contafios, 2018.

RIBEIRO, Berta. Os estudos de cultura material: propósitos e métodos. In: Revista do Museu Paulista. v. 30, pp. 13-41. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1985.

REDE, Marcelo. História a partir das coisas: tendências recentes nos estudos de cultura material. Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 4 (1), pp. 265-282, 1996. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-47141996000100018

TWYMAN, Michael. The Graphic Presentation of Language. Information Design Journal. 3 (1), pp. 2-22. 1982. DOI: https://doi.org/10.1075/idj.3.1.01twy

VILLAS-BOAS, André. Produção gráfica para designers. Rio de Janeiro: 2AB, 2010.

Archivos adicionales

Publicado

2022-12-23

Cómo citar

Martins-Filho, T. B., & Barros, H. de. (2022). Cultura material e cultura da impressão como parâmetros para pesquisas comparativas em acervos de livros impressos. Projetica, 13(3), 69–80. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p69

Número

Sección

Edição especial P&D 2022

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.