A indústria 4.0 e os principais impactos para o campo do design e gestão da inovação:
uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p81Palabras clave:
Design, Indústria 4.0, Inovação, TecnologiaResumen
O presente artigo apresenta uma pesquisa exploratória que reflete sobre o significado da indústria 4.0 para o campo do design, bem como quais são os seus principais impactos na gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos e serviços. A temática é investigada a partir de uma abordagem do tipo qualitativa, fundamentada essencialmente na revisão da literatura especializada combinada com uma revisão sistemática de literatura (RSL) que resultou 377 publicações. Foram consideradas publicações onde tecnologias da indústria 4.0 foram fatores preponderantes para diferenciação de empresas. O estudo mapeou impactos da indústria 4.0 no processo de inovação, a caracterização dos produtos inteligentes conectados, identificação de novos modelos de negócios emergentes, aspectos da terceira onda da competição orientada pela tecnologia da informação, a gestão do design no contexto da indústria 4.0, a integração entre o design e produção inteligente, além de algumas aproximações entre a tecnologia e o papel do profissional designer.
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