A indústria 4.0 e os principais impactos para o campo do design e gestão da inovação:

uma revisão da literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p81

Palabras clave:

Design, Indústria 4.0, Inovação, Tecnologia

Resumen

O presente artigo apresenta uma pesquisa exploratória que reflete sobre o significado da indústria 4.0 para o campo do design, bem como quais são os seus principais impactos na gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos e serviços. A temática é investigada a partir de uma abordagem do tipo qualitativa, fundamentada essencialmente na revisão da literatura especializada combinada com uma revisão sistemática de literatura (RSL) que resultou 377 publicações. Foram consideradas publicações onde tecnologias da indústria 4.0 foram fatores preponderantes para diferenciação de empresas. O estudo mapeou impactos da indústria 4.0 no processo de inovação, a caracterização dos produtos inteligentes conectados, identificação de novos modelos de negócios emergentes, aspectos da terceira onda da competição orientada pela tecnologia da informação, a gestão do design no contexto da indústria 4.0, a integração entre o design e produção inteligente, além de algumas aproximações entre a tecnologia e o papel do profissional designer.

Biografía del autor/a

Laercio Marques, Universidade de São Paulo

Graduado em Design; Universidade de São Paulo

Denise Dantas, Universidade de São Paulo

Doutora em Design; Universidade de São Paulo

Citas

CARDOSO, R. Design para um mundo complexo. [s.l.] Ubu Editora LTDA-ME, 2016.

CGEE. Segmentos ou nichos com maior potencial para o desenvolvimento tecnológico nacional. (Série Documentos Técnicos, 31). Brasília - DF: [s.n.].

FLUSSER, V. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. [s.l.] Ubu Editora LTDA-ME, 2017.

GARCÍA FERRARI, T. Design and the Fourth Industrial Revolution. Dangers and opportunities for a mutating discipline. The Design Journal, v. 20, n. sup1, p. S2625–S2633, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/14606925.2017.1352774

GERLITZ, L. Design management as a domain of smart and sustainable enterprise: business modelling for innovation and smart growth in Industry 4.0. Entrepreneurship and Sustainability Issues, v. 3, n. 3, p. 244, 2016. DOI: https://doi.org/10.9770/jesi.2016.3.3(3)

KAGERMANN, H. et al. Recommendations for implementing the strategic initiative INDUSTRIE 4.0: Securing the future of German manufacturing industry; final report of the Industrie 4.0 Working Group. [s.l.] Forschungsunion, 2013.

MANZINI, E. Design: quando todos fazem design: uma introdução ao design para a inovação social. Tradução Luzia Araujo. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2017.

NIEWÖHNER, N. et al. The impact of the 4th industrial revolution on the design fields of innovation management. Procedia CIRP, v. 91, p. 43–48, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.procir.2020.02.149

PORTER, M. E.; HEPPELMANN, J. E. How smart, connected products are transforming competition. Harvard business review, v. 92, n. 11, p. 64–88, 2014.

SACOMANO, J. B. et al. Indústria 4.0. [s.l.] Editora Blucher, 2018.

SCHWAB, K. A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. 1a Edição ed. São Paulo: Edipro, 2016. v. 4

ŚLUSARCZYK, B. Industry 4.0: Are we ready? Polish Journal of Management Studies, v. 17, 2018. DOI: https://doi.org/10.17512/pjms.2018.17.1.19

Archivos adicionales

Publicado

2022-12-23

Cómo citar

Marques, L., & Dantas, D. (2022). A indústria 4.0 e os principais impactos para o campo do design e gestão da inovação:: uma revisão da literatura. Projetica, 13(3), 81–93. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p81

Número

Sección

Edição especial P&D 2022