Uma análise das características de jogos digitais do sub gênero Tower Defense
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n2p223Palabras clave:
Tower Defense, Gênero de jogos, jogabilidade, jogos casuais.Resumen
Os jogos digitais possuem uma divisão própria de gêneros e sub gêneros, cujo foco são as mecânicas de jogo. Embora não haja consenso sobre sua taxonomia, consideramos que um dos grandes gêneros são os jogos de estratégia, e um subgênero, o de Tower Defense, em que o jogador deve posicionar unidades para defender-se ataques. Este artigo descreve uma análise documental sobre 15 jogos do sub gênero. O artigo descreve em detalhes as principais características do gênero, tanto as características recorrentes quanto os casos especiais que ilustram variações dentro do mesmo subgênero.
Descargas
Citas
ANDRADE, V. S> Avaliação da comunicabilidade em jogos de dispositivos Moveis: Um estudo da relevância dos signos em jogos Tower Defense. Projetos e dissertações em Sistemas de informação e gestão do conhecimento. Universidade FUMEC, 2, 2013.
ARIYADI, Supeno Mardi S. N.; PURNOMO, Mauridhi H.; NUGROHO, Supeno MARDI. Creep Offenses Evolution in Tower Defense Games using NSGA-II. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION & COMMUNICATION TECHNOLOGY AND SYSTEMS, 8., 2014, Surabaya, Indonesia. Proceedings […]. Surabaya: ICTS, 2014. p. 153-157.
BURO, Michael. Real-time strategy gaines: a new AI research challenge. 2003. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.5555/1630659.1630924. Acesso em: 6 out. 2021.
CHIAPELLO, Laureline. Formalizing casual games: a study based on game designers professional knowledge. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/283292129_Formalizing_casual_games_A_study_based_on_game_designers'_professional_knowledge. Acesso em: 6 out. 2021.
COSTIKYAN, Greg. Uncertainty in games. London: The MIT Press, 2013.
EKLUND, Lina. Who are the casual gamers? 2016. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/299393582_Who_are_the_casual_gamers_Gender_tropes_and_tokenism_in_game_culture. Acesso em: 6 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.5040/9781501310591.ch-002
IMPEY, Sarah. The metrics behind successful tower defense games. In: GameAnalytics. London, 23 Mar. 2021. Disponível em: https://gameanalytics.com/blog/metrics-behind-successful-tower-defense-games/#what-metrics-should-you-aim-for. Acesso em: 6 out. 2021.
JUUL, Jesper. A casual revolution: reinventing video games and their players. 2009. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/A-Casual-Revolution%3A-Reinventing-Video-Games-and-Juul/6dcf07e0e5eb2a61bf25a46b0d8ba208722f8715. Acesso em: 6 out. 2021.
KULTIMA, Annakaisa. Casual game design values. 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/247928315_Casual_game_design_values. Acesso em: 6 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1145/1621841.1621854
LOBO, Rodrigo. Aumento da escalabilidade no simulador de jogos RTS-RTSCUP. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2741?locale=es. Acesso em: 6 out. 2021.
NOVAK, Jeannie. Desenvolvimento de games. São Paulo: Cengage Learning, 2010. ISBN 8522106320.
WEBER, Ben; MATEAS, Michael. Conceptual neighborhoods for retrieval in case-based reasoning. 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/221203360_Conceptual_Neighborhoods_for_Retrieval_in_Case-Based_Reasoning. Acesso em: 6 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-642-02998-1_25
ZHANG, Baoyi. Exploring the attractive factors of mobile tower defense games. Advances in Social Science, Education and Humanities Research, Dordrecht, v. 284, 2018. Disponível em: https://www.atlantis-press.com/proceedings/series/assehr/volumes. Acesso em: 6 out. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Projetica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.