Smartcoleira: pesquisa e design de produto para mercado pet

Autores/as

  • Thales Mendes de Medeiros Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniela Estaregue Alves Instituto Federal de Santa Catarina
  • Marília Gonçalves Matos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristiano Alves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n1p92

Palabras clave:

Mercado Pet, Coleira Smart, Design de Produto, Design Thinking

Resumen

O mercado pet é um dos ramos que mais cresce em todo mundo e o Brasil representa o terceiro maior mercado mundial neste segmento. Assim, o presente artigo apresenta o processo de criação de uma smartcoleira para cães desenvolvido para projeto de conclusão de curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Para tanto, além de um estudo teórico sobre o tema utilizou-se como metodologia a abordagem do Design Thinking para analisar o mercado pet, público-alvo, analisar os produtos já disponíveis no mercado com a finalidade de propor um novo produto para o mercado em expansão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thales Mendes de Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Design na Universidade Federal de Santa Catarina

Daniela Estaregue Alves, Instituto Federal de Santa Catarina

Professora no Instituto Federal de Santa Catarina

Marília Gonçalves Matos, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina

Cristiano Alves, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor na Universidade Federal de Santa Catarina

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR ISO 13281:2001 ABNT/CB-18: Comissão de Estudo de Métodos de Ensaio para Argamassas para Assentamento e Revestimentos. Rio de Janeiro: ABNT, 2001.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FABRICANTES DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. Informações Gerais do Setor Pet. Disponível em: http://abinpet.org.br/infos_gerais/#. Acesso em: 18 jun. 2020.

BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

DELARISSA, Fernando Aparecido. Animais de estimação e objetos transicionais: uma aproximação psicanalítica sobre a interação criança-animal. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2003. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/97655/delarissa_fa_me_assis.pdf?sequence=1. Acesso em: 27 mar. 2019.

FRY, Richard. For first time in modern era, living with parent’s edges out other living arrangements for 18- to 34-year-olds. Washington, DC: Pew Research Center, 2016.

MARQUES, José Roberto. Saiba o que é mapa de empatia e sua importância para empreendedores. 2018. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/saiba-o-que-e-mapa-de-empatia-e-sua-importancia-para-empreendedores/. Acesso em: 15 jun. 2018.

MAZUR, Ben. Design thinking: Ignitec - product design, research and technology consultancy - Ignitec, Bristol. 2020. Disponível em: https://www.ignitec.com/insights/author/ben/. Acesso em: 9 ago. 2021.

MERCADO de consumo Pet. Brasília, DF: SPC Brasil/ Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL, set. 2017. Disponível em: https://www.spcbrasil.org.br/wpimprensa/wp-content/uploads/2017/09/Analise_Mercado_Pet_Setembro_2017.pdf. Acesso em 20 jun. 2020.

PAZMINO, Ana Verônica. Como se cria: 40 métodos para design de produtos. São Paulo: Blucher, 2015.

QUINTAS, Rafael. Entendendo o hype do design thinking. Afinal, o que é? 2018. Disponível em: https://brasil.uxdesign.cc/entendendo-o-hype-do-design-thinking-afinal-o-que-%C3%A9-a58479fd93d6. Acesso em: 20 jun. 2020.

RAZZOUK, Rim; SHUTE, Valerie. What is design thinking and why is it important? Review of Educational Research, Washington, US, v. 82, n. 3, p. 330-348, set. 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3102/0034654312457429. Acesso em: 9 ago. 2021.

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Relatório de inteligência: dezembro/2018. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RJ/Anexos/Inovacao.pdf. Acesso em: 19 jun. 2020.

SENNA, Carlos Eduardo; FIALHO, Francisco Antônio Pereira. Personas: a teoria junguiana dos tipos psicológicos e sua utilidade para o design. Projética, Londrina, v. 7, n. 1, p. 37-52, jan. /jun. 2016.

VIANNA, Maurício; VIANNA, Ysmar; ADLER, Isabel K.; LUCENA, Brenda; RUSSO, Beatriz. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. Disponível em: https://cdn2.hubspot.net/hubfs/455690/Ofertas/Ebooks/Arquivos/Livro_Design_Thinking_-_Inovao_Negcios.pdf. Acesso em: 25 mar. 2019.

Publicado

2022-06-29

Cómo citar

Medeiros, T. M. de, Alves, D. E., Matos, M. G., & Alves, C. (2022). Smartcoleira: pesquisa e design de produto para mercado pet. Projetica, 13(1), 92–129. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n1p92

Número

Sección

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.