Aspectos subjetivos no processo comunicativo do design de espaços efêmeros: uma análise do espetáculo “Cão Sem Plumas”

Autores/as

  • Alessandra Santos Lima da Cunha Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Simone Maria Brandão Marques de Abreu Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Sebastiana Luiza Bragança Lana Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG https://orcid.org/0000-0003-2076-5943

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p215

Palabras clave:

Comunicação, Aspectos Subjetivos, Design de Espaços Efêmeros, Cenografia

Resumen

A pesquisa tem como objetivo ampliar as discussões acerca do design de espaços efêmeros e dos aspectos subjetivos no espaço. Para alcançar tal meta, foi realizado um estudo de caso da ambientação do espetáculo “Cão Sem Plumas” (2018), da Companhia de Dança Deborah Colker. Como resultado, percebe-se que esse espaço efêmero apresenta linguagens subjetivas capazes de despertar os aspectos sensoriais do humano e transmitir uma mensagem por meio de aspectos intangíveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alessandra Santos Lima da Cunha, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestranda em Design na Universidade do Estado de Minas Gerais

Simone Maria Brandão Marques de Abreu, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutoranda em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais

Sebastiana Luiza Bragança Lana, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

PhD em Engineering Materials pela University of Sheffield e doutora em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora na  Universidade do Estado de Minas Gerais 

Citas

ABREU, Simone Maria Brandão Marques. Aspectos subjetivos relacionados ao Design de Ambientes: um desafio no processo projetual. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

BAUMAN, Zigmund. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BENEVOLO, Leonardo. História da arquitetura moderna. Tradução Ana M. Goldberger. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

BRASIL, Ubiratan. Cão sem plumas é o mais brasileiros do trabalho da coreógrafa Deborah Colker. O Estado de São Paulo, São Paulo, 09 jul. 2017. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/teatro-e-danca,caosem-plumas-e-o-mais-brasileiro-dos-trabalhos-da-coreografa-deborahcolker,70001881712. Acesso em: 23 nov. 2018.

CARNIDE, Sara Joana Ferreira. Arquiteturas expositivas efémeras. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa, 2012.

CAVALCANTE, Sílvia; NÓBREGA, Lana M. A . Espaço e lugar. In: CAVALCANTE, Sílvia; ELALI, Gleice A. (org.). Temas básicos em psicologia ambiental. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 182-190.

COHEN, Dominique Raquel. Cenografia para além do teatro. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo, 2007.

DEBORA Colker apresenta “Cão Sem Plumas” neste fim de semana. EsbRASIL, Vitória, 12 mar. 2018. Disponível em: https://esbrasil.com.br/caosem-plumas/. Acesso em: 23 nov. 2018.

DESIGN e Semiótica. Vinícius Romanini. [S. l.: s. n.], 2011. 1 vídeo (14min45). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OIJzlHeoqf8. Acesso em: 23 nov. 2018.

FERNÁNDEZ-GALIANO, L. Espacios Efimeros. Arquitectura Viva, Madrid, n. 141, p. 3, 2011.

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo: Edusp, 2004.

HALL, Edwad T. A dimensão oculta. Tradução de Waldéa Barcellos. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Barueri: Manole, 2005.

MAGALHÃES, Renata. Leia crítica da nova peça de Deborah Colker antes da estreia. Veja Rio, Rio de Janeiro, 10 jun. 2017. Disponível em: https://vejario.abril.com.br/programe-se/leia-critica-da-nova-peca-de-deborah-colkerantes-da-estreia/. Acesso em: 23 nov. 2018.

MANTOVANI, A. Cenografia. São Paulo: Ática, 1989.

MELIANDE, Clara de Souza Rocha. Design à mostra: o projeto de museus temáticos. 2013. 200 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

MONTAGU, Ashley. Tocar, o significado humano da pele. São Paulo: Summus, 1988.

DEBORA Colker apresenta “Cão Sem Plumas” neste fim de semana. EsbRASIL, Vitória, 12 mar. 2018. Disponível em: https://esbrasil.com.br/caosem-plumas/. Acesso em: 23 nov. 2018.

DESIGN e Semiótica. Vinícius Romanini. [S. l.: s. n.], 2011. 1 vídeo (14min45). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OIJzlHeoqf8. Acesso em: 23 nov. 2018.

FERNÁNDEZ-GALIANO, L. Espacios Efimeros. Arquitectura Viva, Madrid, n. 141, p. 3, 2011.

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo: Edusp, 2004.

HALL, Edwad T. A dimensão oculta. Tradução de Waldéa Barcellos. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Barueri: Manole, 2005.

MAGALHÃES, Renata. Leia crítica da nova peça de Deborah Colker antes da estreia. Veja Rio, Rio de Janeiro, 10 jun. 2017. Disponível em: https://vejario.abril.com.br/programe-se/leia-critica-da-nova-peca-de-deborah-colkerantes-da-estreia/. Acesso em: 23 nov. 2018.

MANTOVANI, A. Cenografia. São Paulo: Ática, 1989.

MELIANDE, Clara de Souza Rocha. Design à mostra: o projeto de museus temáticos. 2013. 200 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

MONTAGU, Ashley. Tocar, o significado humano da pele. São Paulo: Summus, 1988.

Publicado

2021-08-31

Cómo citar

Cunha, A. S. L. da, Abreu, S. M. B. M. de, & Lana, S. L. B. (2021). Aspectos subjetivos no processo comunicativo do design de espaços efêmeros: uma análise do espetáculo “Cão Sem Plumas”. Projetica, 12(2), 215–239. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p215

Número

Sección

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.