Moda e memória: a biografia de um vestido de noiva de 1984
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2Suplp285Palabras clave:
Vestido de noiva, História, Biografia, Década de 1980Resumen
No contexto de intensa transformação da moda na sociedade moderna, surpreende a permanência do ritual de casamento e do vestido de noiva branco. Deste modo, o objetivo deste trabalho é analisar um vestido de noiva de 1984, investigando sua trajetória e seus aspectos físicos. Também foi estudada as principais facetas da moda da época e os sentimentos que permaneceram presentes no vestido após trinta e três anos.Descargas
Citas
ANDRADE, Rita Morais. Boué Soeurs RG 7091: a biografia cultural de um vestido. 2008. Tese (Doutorado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
BLACKMAN, Cally. 100 anos de moda. Tradução de Mario Bresighello. São Paulo: Publifolha, 2012.
CIDREIRA, Pitombo Renata. A moda nos anos 60/70 (comportamento, aparência e estilo). Revista do Centro de Artes, Humanidades e Letras, Salvador, v. 2, n. 1, p. 35-44, 2005.
COSGRAVE, Bronwyn. História da indumentária e da moda: da antiguidade aos dias atuais. São Paulo: GG Moda, 2012.
GARCIA, Cláudia. Anos 50: a época da feminilidade. Folha de São Paulo. Almanaque, Banco de Dados Folha, São Paulo. Especial Moda. Disponível em: http://almanaque.folha.uol.com.br/anos50.htm. Acesso em: 11 jan. 2016.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1983.
MACKENZIE, Mairi. Ismos: para entender a moda. Tradução de Christiano Sensi. São Paulo: Globo, 2010.
NERY, Marie Louise. A evolução da indumentária: subsídios para a criação de figurino. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2007.
PALOMINO, Erika. A moda. 3. ed. São Paulo: Publifolha, 2010.
SCHNEID, Frantieska Huszar. Alinhavos da memória: o vestido de noiva do século XX. In: COLÓQUIO DE MODA, 10., 2014, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2014.
WORSLEY, Harriet. O vestido de noiva. Tradução de Dafne Melo. São Paulo: Publifolha, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.