Projetando com reutilização: uma alternativa para o descarte de cortinas persianas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n2p110Palabras clave:
Design, Reutilização, PersianasResumen
Este trabalho tem como objetivo aplicar os conhecimentos de design a partir da reutilização de cortinas persianas. Foi realizada uma fundamentação teórica sobre consumismo e suas consequências na sociedade, e sobre os conceitos de reciclagem e reutilização. As cortinas persianas, material base para o trabalho, são provenientes da reforma realizada nas salas do curso de Desenho Industrial. Por meio de visitas às empresas Inbrape e Superblind, fabricantes desse material, pode-se comprovar a relevância da sua aplicação em um produto de reutilização (já que o montante descartado é grande), além de ter sido possível conhecer o seu processo de produção e ciclo de vida. Visando a identificação das características do material, foram realizados ensaios, que ajudaram na definição do produto a ser projetado. Concluiu-se que as persianas seriam tramadas e aplicadas em um assento para varanda. A partir disso, foram feitas as pesquisas e análises necessárias, que resultaram nos requisitos de projeto. Geraram-se alternativas, tanto por desenho quanto por modelagem volumétrica, e selecionou-se a que mais correspondia aos requisitos para a realização do protótipo.
Descargas
Citas
BAXTER, M. Projeto de Produto: guia prático para o desenvolvimentode novos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.
BONSIEPE, G. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.
BONSIEPE, G. Metodologia Experimental: Desenho Industrial. Brasília: CNPq/Coordenação Editorial, 1984.
CARDOSO, R. Design para um Mundo Complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
GRANDJEAN, E. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. Porto Alegre: Bookman, 1998.
HESKETT, J. Design. São Paulo: Ática, 2008.
MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp, 2008.
PANERO, J.; ZELNIK, M. Las dimensiones humanas em lós espacios interiores: estándares antropométricos. México: G. Gili, 1993.
PAPANEK, V. Arquitetura e design: ecologia e ética. Lisboa: Edições 70, 1995.
PICCOLI, M. A reutilização de resíduos industriais como base para o desenvolvimento de produtos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.
WALDMAN, M. Lixo Cenários e Desafios abordagens Básicas para Entender os Resíduos Sólidos São Paulo: Ed. Cortez, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.