Contribuições de Design Thinking à humanização do tratamento de câncer infantil

Autores/as

  • Miguel Bellucci de Lima Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Rosane Fonseca de Freitas Martins Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n2p08

Palabras clave:

Design Thinking, Câncer infantil, Humanização

Resumen

A proposta deste artigo é investigar a situação do atendimento a crianças com câncer com o objetivo de apontar contribuições que o design thinking pode oferecer para a humanização do tratamento dessa doença, exemplificando casos que obtiveram resultados satisfatórios com esse novo modelo de gestão. Através de pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas e etnografia, foi possível identificar algumas oportunidades de intervenção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Miguel Bellucci de Lima, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Especialista em Gestão Estratégica de Design e Tecnólogo em Design Gráfico

Rosane Fonseca de Freitas Martins, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Design. Professora da Universidade Estadual de Londrina -

Citas

BROWN, Tim. Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. São Paulo: Campus, 2010.

CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac São Paulo, 2003.

DEMARCHI, Ana Paula P. Gestão Estratégica de Design com a abordagem de Design Thinking: proposta de um sistema de produção do conhecimento. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2011.

FIRESTONE, Joseph M. e McELROY, Mark. Key Issues in New knowledge management. Burlington: Butterworth-Heinemann, 2003.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991

HAMMERSLEY, M.; ATKINSON, P. Etnografía: métodos de investigación. Barcelona: Paidós, 1994.

IKEDA, Ana. A.; PEREIRA, Beatriz de Castro Sebastião; GIL, Camila. Etnografia em marketing: uma discussão inicial. REAd, Ed. 52, vol. 12, nº 4, jul-ago 2006.

LAKATOS, Eva M. e MARCONI, Marina de A. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999.

LANGENBACH, Marcos L. Além do apenas funcional: Inovação social e design de serviços na realidade brasileira. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://design.org.br/artigos_cientificos/alem_apenas_funcional.pdf.


LOCKWOOD, Thomas. Design thinking: Integrating innovation, customer experience, and brand value.
New York: Allworth Press, 2006.

MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.

MARTIN, Roger. The design of business: Why design thinking is the next competitive advantage. Boston: Harvard Bussiness Press, 2009.

MCELROY, Mark W. The New Knowledge Management: complexity, learning and Sustainable Innovation. Burlington: Butterworth-Heinemann, 2003.

MORACE, Francesco. Consumo autoral: as gerações como empresas criativas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

POPPER, Karl Raimund. Conhecimento objetivo: uma abordagem evolucionária. São Paulo: Belo Horizonte, 1975.

SPURRIER, Barbara. Design Thinking, 2012. Disponível em: http://www.mayo.edu/center-forinnovation/what-we-do/design-thinking. Acessao em: abr. 2012.

Mayo Clinic: Design Thinking in Health Care. In: Yale School of Management, 2012. Disponível em: http://nexus.som.yale.edu/design-mayo. Acesso em: abr. 2012.

What do we want? Social Design. In: Design 21 Social Design Network, 2012. Disponível em: http://www.design21sdn.com/design21/about. Acessado em: mar. 2012.

Health Educators. In: World Wide Breast Cancer, 2012. Disponível em: http://www.worldwidebreastcancer.com/health-educators. Acessedo em: abr. 2012

Particularidades do Câncer Infantil. In: Instituto Nacional do Câncer, 2012. Disponível em: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=343. Acesso em: jan. 2012

Publicado

2013-03-20

Cómo citar

Lima, M. B. de, & Martins, R. F. de F. (2013). Contribuições de Design Thinking à humanização do tratamento de câncer infantil. Projetica, 3(2), 08–26. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n2p08

Número

Sección

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >> 

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.