Ergonomia e Acessibilidade – Um estudo de caso sobre os problemas potenciais na concepção de sistema de locomoção para atividades diárias na cidade de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2013v4n1p121Palabras clave:
Ergodesign, Atividades Diárias, Cidade, Deficiência FísicaResumen
O presente artigo busca apresentar o resumo de dados e informações adquiridos a partir de uma apreciação ergonômica (Moraes e Mont’alvão, 2003), tendo enfoque nos usuários de cadeira de rodas que utilizam a mesma em áreas comuns da cidade de Manaus para as suas atividades diárias – o estudo busca apresentar sugestões preliminares cabíveis a projetação de um novo sistema-produto, que possibilitem a redução de constrangimentos causados às pessoas portadores de necessidades especiais.
Descargas
Citas
BAXMANNJAGUARIBE. Ortopedia Jaguaribe. Disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2013.
CARRIEL, I. R. R.; PASCHOARELLI, L. C. Teste de usabilidade em cadeira de rodas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ERGONOMIA E USABILIDADE DE INTERFACES HUMANO-TECNOLOGIA: PRODUTO, INFORMAÇÕES, AMBIENTE CONSTRUÍDO E TRANSPORTE, 10., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: PUC, 2010.
GOOGLE Mapas. Disponível em: https://www.google.com.br/. Acesso em: 19 abr. 2013.
IBGE. Censo demográfico 2000. Rio de Janeiro, 2000. p. 1-178.
IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: E. Blucher, 2001.
LOBACH, B. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: E. Blucher, 2001.
MORAES, A.; MONT’ALVÃO, C. Ergonomia: conceitos e aplicações. 3. ed. Rio de Janeiro: iUsEr, 2003.
PEZZINI, M. Design emocional: curso: design, disciplina: Ergonomia 3 – UFSC. Notas de Aula. Slides. 2013. Disponível em: http://www. slideshare.net/marinapzn/apostila-de-design-2013. Acesso em: 19 abr. 2013.
SANDERSON, O. J.; SOMMER, H. J. Kinematic features of wheelchair propulsion. Journal of Biomechanics, New York, v. 18, n. 6: p. 423-429, 1995.
VAN DER LINDEN, J. Ergonomia e design: prazer, conforto e risco no uso dos produtos. Porto Alegre: UniRitter, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.