Art Direction in the Design of Photobooks

A look at form and content

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.49548

Keywords:

photobook, art direction, conception

Abstract

This article is an exploration of the role of art direction in the design of photobooks. The intricacies of the production of this type of object/artifact were investigated. The methodological approach adopted here used interviews with prominent professionals in the production of photobooks in Brazil. A structure divided into three fronts involved in the design and production of a photobook was identified.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriel Ribeiro da Silva, Londrina State University

Graduação de Design Gráfico pela Universidade Estadual de Londrina; Especialista em Direção de Arte pela Universidade Estadual de Londrina.

Rogerio Zanetti Gomes, Londrina State University

Artista visual e pesquisador nas áreas das Artes Visuais e Design. Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP (2016). Mestre em Design pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina (1998) e Designer pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988). Docente no Departamento de Design na Universidade Estadual de Londrina - UEL. Suas pesquisas transitam nas linhas limítrofes entre as artes visuais, o design e comunicação visual; Com interesse especial voltado para a Fotografia, Estética e Semiótica.
Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais (2015) com o projeto Campo Expandido: narrativas da imagem e no Edital Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/Petrobras (2013) com o projeto; Campo Expandido: a convergência das imagens.
Participou de mais de 100 exposições nacionais e internacionais, cabe destacar as individuais; Se pudéssemos ser estranhos outra vez na Galeria Ybakatu. Quando tudo deixar de ser na Referencia Galeria de Arte. Preciso acreditar que ao fechar os olhos o mundo continua aqui na DaP Divisão de Artes Plásticas da UEL. Donde estoy, estoy a esperarte. Museu de Arte de Ribeirão Preto - MARP. Sinto saudades de tudo, inclusive de mim. Centro Cultural Sistema FIEP, Todos precisam de um espelho para lembrar quem são. Galeria Ybakatu, Galeria Funarte Fayga Ostrower, Centro Cultural Recoleta. Território Ocupado, Paço das Artes. Destacamos as coletivas; Fotolivros iberoamericanos em Lisboa, Power Illusion Encontros da Imagem, Braga Portugal, Luz Versus Luz, Bienal de Curitiba, Trienal Frestas, Território Estrangeiro MUMA Museu Metropolitano de Curitiba, Coleção Pirelli MASP de Fotografia, Encuentros Abiertos Buenos Aires, Foto Arte Brasília, Visões Paralelas FotoRio, XII Mostra da Gravura, Curitiba PR, III Bienal Internacional de Fotografia Cidade de Curitiba , Nefelibatas MAM SP, Ponto Cego MIS SP, Panorama de Arte Brasileira MAM SP, VI Bienal de Havana.
Suas obras integram as coleções; Coleção Joaquim Paiva _ MAM RJ, Coleção de Fotografia Pirelli MASP, Coleção McLaren _ Londres, Fundação Cultural de Curitiba, MAC PR, MAC USP, MAM SP, MON Museu Oscar Niemeyer, Pinacoteca de São Paulo

References

BADGER, Gerry. Por que fotolivros são importantes. Revista ZUM, São Paulo, n. 8, p. 132 – 155, abr. 2015.

CADÔR, Amir. O livro de artista e a enciclopédia visual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.

FERNÁNDEZ, Horácio. Fotolivros latino-americanos. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2009.

FLUXUS. In: ENCICLOPÉDIA Itaú cultural de arte e cultura brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3652/fluxus. Acesso em: 10 jul. 2023.

LAMPERT, Letícia. Afinal, livro por quê? Revista Estado da Arte, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 75 – 89, jul./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/EdA-v1-n2-2020-57999

MARTINS FILHO, Plínio. A arte do livro. 2. ed. São Paulo: Ateliê, 2008.

MENDES, Claudia; FREDERICO, Aline. A direção de arte como linguagem. In: FERNANDES, Amaury; MACIEL, Kátia A. (org.). Direção de arte e transmidialidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2018. p. 35-61.

MORAES, Fernanda. A fotografia no livro de artista em três ações: produzir, editar e circular. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) -Instituto de Artes visuais, Universidade Estadual de Campinas, SP, Campinas, 2015. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/944351. Acesso em: 29 mar. 2023.

ROUILLÉ, André. A Fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual e verbal. 3. ed. São Paulo: Editora Iluminuras, 2009.

SCHWARCZ, Lilia; KOSSOY, Boris (org.). Um olhar sobre o Brasil: a fotografia na construção da imagem da nação 1833-2003. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2012.

SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. 2. ed. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2008. DOI: https://doi.org/10.7476/9788538603900

TSCHICHOLD, Jan. A forma do livro: ensaios sobre tipografia e estética do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.

Published

2024-10-07

How to Cite

Silva, G. R. da, & Gomes, R. Z. (2024). Art Direction in the Design of Photobooks: A look at form and content. Projetica, 15(2), 1–21. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.49548

Issue

Section

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2