Higher education as enhancer of social responsibility in design
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p189Keywords:
Design, User, Social Responsibility, EducationAbstract
This work aims to demonstrate the need for a socially responsible performance - from the university and also from the major degrees provided by it, mainly on higher education Design courses. To do so, the literature review method was used. The conclusions of this study were that design courses can direct their curricula to achieve a socially responsible education, so that the professional’s performance in the labor market could reflect the education received at the university.Downloads
References
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 31 mar. 2018.
3. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Resolução nº 5, de 8 de março de 2004. Aprova as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em design e dá outras providências. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces05_04.pdf. Acesso em: 06 fev. 2018.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 06 abr. 2020.
DZIOBCZENSKI, Paulo Roberto Nicoletti et al. Inovação através do design: princípios sistêmicos do pensamento projetual. Design & Tecnologia, Porto Alegre, v.3, n. 3, p . 54-63, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/304170151_Inovacao_Atraves_do_Design_Principios_Sistemicos_do_Pensamento_Projetual. Acesso em: 06 abr. 2020.
JONAS, Wolfgang. A special moral code for design? Design Philisophy Papers, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 117-132, 2006. Disponível em: http://www.thestudioattheedgeoftheworld.com/uploads/4/7/4/0/47403357/04jonasspecial_moral_code_for_design.pdf. Acesso em: 03 mar. 2019.
LATOUR, Bruno. Um prometeu cauteloso? Alguns passos rumo a uma filosofia do design. Agitrop, São Paulo, v. 6, n. 58, p. 1-21, jul./ago. 2014. Disponível em: http://filosofiadodesign.com/wp-content/uploads/2014/10/Prometeu-cauteloso.pdf. Acesso em: 12 mar. 2019.
MANZINI, Ezio. Prometheus of the everyday: the ecology of the artificial and the designer’s responsability. Design Issues, Londres, v. 9, n. 1, p. 5-20, 1992. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1511595?readnow=1&seq=1#page_scan_tab_contents. Acesso em: 03 mar. 2019.
MANZINI, Ezio. Design, ethics and sustainability: guidelines for a transition phase. In: SOTAMAA, Yrjö et al. Cumulus working papers Nantes. Helsinki: University of Art and Design Helsinki, p. 9-15, 2006. Disponível em: https://www.cumulusassociation.org/wp-content/uploads/2015/09/WP_Nantes-16_06.pdf. Acesso em: 06 abr. 2020.
MANZINI, Ezio. Design para inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
MANZINI, Ezio; MERONI, Anna. Design em transformação. In: Krucken, Lia. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009, p. 13-16.
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete transdiciplinaridade. Dicionário interativo da educação brasileira –Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: http://www.educabrasil.com.br/transdisciplinaridade/. Acesso em: 19 fev. 2019
MORAES, Dijon de. O papel atual do design. In: Krucken, Lia. Design e território: valorização, de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009, p. 9-12.
NUNES, Enedina Betânia Leite de Lucena Pires; PEREIRA, Isabel Cristina Auler; PINHO, Maria José de. A responsabilidade social universitária e a avaliação institucional: reflexões iniciais. Avaliação, Campinas, v. 22, n. 1, p. 165-177, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v22n1/1982-5765-aval-22-01-00165.pdf. Acesso em: 12 abr. 2019.
ONO, Maristela Misuko. Design, cultura e identidade, no contexto da globalização. Revista Design em foco, Salvador, v. 1, n. 1, p. 53-66, jul./dez. 2004. Disponível em: https://silo.tips/queue/revista-design-em-foco-issnuniversidade-do-estado-da-bahia-brasil-5?&queue_id=-1&v=1617054029&u=MTg5LjkwLjY2Ljc=. Acesso em: 19 mar. 2019.
PIRES, Marília Freitas de Campos. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo: UNESP, v. 2, n. 2, p. 173-182, 1998. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/30363. Acesso em: 19 fev. 2019.
RIBEIRO, Raimunda da Cunha; MAGALHÃES, Antônio M. Política de responsabilidade social na Universidade: conceitos e desafios. Educação, Sociedade e Culturas, Porto, n. 42, p. 133-156, 2014. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC42_10RaimundaRibeiro.pdf. Acesso em: 12 abr. 2019.
SANTOS, Agnaldo dos. Cadernos de estudos avançados em design: sustentabilidade I. Belo Horizonte: EdUEMG, 2013. Disponível em: http://eduemg.uemg.br/arquivos/2009%20-%20CADERNOS%20DE%20ESTUDOS%20AVANCADOS%20EM%20DESIGN%20-%20SUSTENTABILIDADE%20I%20-%20VOL.%203.pdf. Acesso em: 13 dez. 2018.
SANTOS FILHO, José Camilo dos. Responsabilidade Social da Universidade. In: . COLÓQUIO DE GESTIÓN UNIVERSITÁRIA EN AMÉRICAS: RENDIMIENTOS ACADÉMICOS Y EFICACIA SOCIAL DE LA UNIVERSIDAD, 13., 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2013. p. 1-19. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/114752/2013060%20-%20Responsabilidade%20social%20da%20universidade.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23 out. 2018.
SANTOS, Jacqueline Guimarães; SOUZA, Natália Mary Oliveira de. A influência da responsabilidade social empresarial no comprometimento dos colaboradores: uma compreensão à luz da teoria do comportamento planejado. In: ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO, 4., 2013, Brasília, DF. Anais [...]. Brasília, DF: ANPAD, 2013. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EnGPR188.pdf. Acesso em: 22 out. 2018.
SILVA, Inês Amaro da. Responsabilidade social universitária, qualidade e pertinência social: desafios à gestão. Diálogo, Canoas, n. 29, p. 9-28, 2015. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/2238-9024.15.1/pdf. Acesso em: 12 abr. 2019.
SOUZA, Paulo Fernando de Almeida. Sustentabilidade e responsabilidade social no design do produto: rumo à definição de indicadores. 2007. Tese (Doutorado em Design e Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-20052010-154910/pt-br.php. Acesso em: 02 mar. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.