Proposal of a methodology for the use of solid waste in surface design
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p13Keywords:
Solid Waste, Surface Design, Methodology, Sensorial PropertiesAbstract
The solid waste generation in Brazil increases every year. Surface design can be an alternative for the development of products with greater added value from the use of those materials. The objective of this work is to propose a methodology to enhance the use of solid waste in the development of surface design projects. The methodology is divided into three stages: characterization, optimization, and application. Characterization involves the definition and classification of waste, the specification of properties and aesthetic attributes. Optimization involves the use of waste, experimentation, and modular design. Finally, the application involves technical specifications, production, and application of the modules in products. This methodology focuses on the valorisation of waste as raw material, through three-dimensional surface projects.Downloads
References
ASHTON, Elisa Guerra. Design, inovação e sustentabilidade: estudo da reciclagem de produtos multi-materiais poliméricos sem separação prévia. 2017. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
ASHTON, Elisa Guerra. Analysis of footwear development from the design perspective: Reduction in solid waste generation. Strategic Design Research Journal, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 2-8, Jan. 2018.
BACK, Nelson et al. Projeto integrado de produtos: planejamento, concepção e modelagem. Barueri: Manole, 2008.
BRASIL. Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da república, 2010.
BRIEDE, Carlos Juan; ALARCÓN, Jimena. Estrategias sutentables aplicadas al contexto regional: disseño de tableros de madera y materias primas no convencionales para revestimento decorativo. Interciencia, Caracas, v. 37, n. 12, p. 927-933, Jan. 2012.
BÜRDEK, Bernhard E. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.
CALEGARI, Eliana Paula. Estudo da aplicação de compósitos biodegradáveis à base de biopolímero e fibras de curauá no design de produto. 2013. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
CÂNDIDO, Luis; KINDLEIN, Wilson; DEMORI, Renan.; CARLI, Larissa.; MAULER, Raquel.; OLIVEIRA, Ricardo. The recycling cycle of materials as a design Project tool. Journal of Cleaner Production, Amsterdam, v. 19, n. 13, p. 1438-1445, Sept. 2011.
CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2008.
CARVALHO, Nathalia Alborghetti; RUTSCHILLING, Evelise Anicet. Inovação em metodologia de projeto aplicada ao design de superfície voltado para a moda. Moda Palavra, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 179-194, 2016.
DISCHINGER, Maria do Carmo Torri; KINDLEIN JÚNIOR, Wilson. Metodologia de análise da percepção tátil em diferentes classes de materiais e texturas para aplicação no design de produtos. Design & Tecnologia, [Porto Alegre], v. 1, p. 28-38, set. 2010.
GOMES, Daniel Duarte Townsend de Carvalho. O R em design: a reutilização aplicada ao design. 2011. Dissertação (Mestrado em Design Industrial) – Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Porto, 2011.
GUBERT, Marjorie Lemos. Design de interiores: a padronagem como elemento compositivo no ambiente contemporâneo. 2011. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
MANZINI, Ezio. A matéria da invenção. Lisboa: Centro Português de Design, 1993.
MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos naturais. São Paulo: EDUSP, 2008.
MOL, Iara Aguiar. Superfícies de um lugar: proposição de método de ensino para design de superfície a partir de valores culturais brasileiros. 2014. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
OLIVEIRA, Monique Aline Arabites de. Design de superfície: proposta de procedimento metodológico para criação de estampas têxteis com referência em elementos naturais. 2012. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
RINALDI, Ricardo Mendonça. A intervenção do design nas superfícies projetadas: processos multifacetados e estudos de caso. 2013. Tese (Doutorado em Design) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho, Bauru, 2013.
RUBIM, Renata. Desenhando a superfície. São Paulo: Editora Rosari, 2010.
RUTSCHILLING, Evelise Anicet. Design de superfície. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
SCHWARTZ, Ada Raquel Doederlein; NEVES, Aniceh Farah; RUTSCHILLING, Evelise. Design de superfície: por uma abordagem geométrica e tridimensional. Educação Gráfica, Bauru, p. 146-163, 2008. Edição especial.
WALTER, Yuri. O conteúdo da forma: subsídios para a seleção de materiais e design. 2006. Dissertação (Mestrado em Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru. 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.