Design management and organizational culture: diagnosis of an upholstery microenterprise
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n3p27Keywords:
Design, Design management, Organizational culture, Micro and small businessesAbstract
The development of an organizational culture focused on design is a differentiation strategy for companies. Thus, this paper proposes to arrange an organizational culture for an upholstery microenterprise as a means to identify strengths and weaknesses for the implementation of the design management. It is a qualitative, exploratory and descriptive study, which takes place through a case study. Results point to a favorable position of the company regarding the design management application.Downloads
References
BES, Fernando T. de; KOTLER, Philip. A bíblia da inovação: princípios fundamentais para levar a cultura da inovação contínua às organizações. São Paulo, Leya, 2011.
BEST, Kathryn. Fundamentos da gestão de design. Porto Alegre: Bookman, 2012.
CENTRO PORTUGUÊS DE DESIGN. Manual de gestão do design. Porto: Porto Editora, 1997.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DEAL, Terrence. E.; KENNEDY, Allan. A. Corporate cultures: the rites and rituals of corporate life. Reading, MA: Addison-Wesley, 1982.
DIAS, Reinaldo. Cultura organizacional. Campinas: Átomo & Alínea, 2003.
DODGSON, Mark; GANN, David. Inovação. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2014.
FLEURY, Maria Tereza Leme; SAMPAIO, Jader dos Reis. Uma discussão sobre cultura organizacional. In: FLEURY, Maria Tereza Leme (org.). As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002. p. 283-294.
FREITAS, Maria E. Cultura organizacional: grandes temas em debate. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, SP, v. 31, n. 3, p. 73-82, jul./set.1991. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v31n3/v31n3a0>. Acesso em: 12 mar. 2017.
FREITAS, Maria E. Cultura organizacional: identidade, sedução e carisma? 4. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
GIMENO, José Maria Ivánez. La gestión del diseño en la empresa. Madrid: McGraw-Hill de Management, 2000.
GRIFFIN, Richy W.; MOORHEAD, Gregory. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Ática, 2006.
MACHADO, Denise Del Prá Netto; VASCONCELLOS, Marcos Augusto. Organizações inovadoras: existe uma cultura específica que faz parte deste ambiente? REGE: Revista de Gestão, São Paulo, v. 14, n. 4, p. 15-31, 2007.
MARTINS, Rosane F. de F.; MERINO, Eugenio A. D. A gestão de design como estratégia organizacional. 2. ed. Londrina: EDUEL, 2011.
MELO NETO, Francisco P. de; BRENNAND, Jorgiana. M. Empresas socialmente sustentáveis: o desafio da gestão moderna. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.
MERINO, Eugenio Andrés Díaz; OGAVA, Camila de Cássia das Dores. Inovação como fator de fortalecimento de microempresas e pequenas empresas através da gestão de design. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 8., 2012, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...]. Rio de Janeiro: FIRJAN, 2012. p. 1-12. Disponível em: http://www.inovarse.org/sites/default/files/T12_0454_3051.pdf. Acesso em: 15. abr. 2017.
MOZOTA, Brigitte B. de; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Filipe C. Xavier da. Gestão do Design: Usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
NEUMEIER, Marty. A empresa orientada pelo design. Porto Alegre: Bookman, 2010.
ROBBINS, Stefhen P.; JUDGE, Timothy A. Fundamentos do comportamento organizacional. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2014.
SANTOS, Flávio A. O design como diferencial competitivo: o processo de design desenvolvido sob o enfoque da qualidade e da gestão estratégica. Itajaí: Ed. da UNIVALI, 2000.
SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança. São Paulo, Atlas, 2009.
SEBRAE (Brasília) - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (org.). Participação das micro e pequenas empresas na economia brasileira. Brasília: Sebrae, 2015. Disponível em: http://www. bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/e55cdb1932bc40120b21bf4d277bb6ea/$File/5307.pdf. Acesso em: 18 abr. 2017.
SEBRAE (Santa Catarina). Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (org.). Santa Catarina em números: macrorregião Vale do Itajaí. Florianópolis: Sebrae, 2013. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Macrorregiao%20-%20Vale%20do%20 Itajai.pdf. Acesso em: 18 mar. 2017.
TERRA, José C. C. (org.). Inovação: quebrando paradigmas para vencer. São Paulo: Saraiva, 2007.
WOLFF, Fabiane. Sistemática de avaliação da gestão de design em empresas. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.