Proposta Verde: aspectos de sustentabilidade em uma pequena marcenaria com ênfase em madeira de demolição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p128

Palavras-chave:

Ecoeficiência, Produção mais limpa, Ecodesign. Marcenaria

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de um estudo que propõe a utilização do conceito de Ecoeficiência no sistema produtivo de uma marcenaria que utiliza madeira de demolição como matéria prima. Para isso, são abordados os conceitos de ecoeficiência, Produção mais limpa (P+L) e ecodesign. Utilizou-se como metodologia o estudo de caso, tendo como ferramentas de coleta e análise de dados observação direta, registro fotográfico e fimográfico do processo produtivo, entrevistas com colaboradores e mapeamento do processo produtivo. A partir de sua implantação, esperam-se benefícios nas três principais dimensões da sustentabilidade: econômicos, sociais e ambientais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cláudio Pereira de Sampaio, Universidade Estadual de Londrina - UEL

É doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAULisboa). Professor titular da Universidade Estadual de Londrina - UEL

João Dolzan, Proposta verde

Pós graduado em Ecodesign pela Universidade Positivo. 

Referências

CONSELHO EMPRESARIAL BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL. Guia de produção mais limpa: faça você mesmo. Disponível em: http://www.wbcsd.org/DocRoot/ ciFpL5hcUN7XBAQBe8Iu/guia-da-pmaisl.pdf. Acesso em: 10 dez. 2010.

LERIPIO, A. Emissão zero: um novo conceito de qualidade total. Florianópolis: UFSC, 1997.

MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.

ORLANDI, A. P. Onda Étnica: Um passeio por cinco lojas de decoração alternativas revela como decorar a casa com toda a diversidade cultural que o planeta oferece – Carlos Motta. Disponível em: https://bit.ly/3aYRbkZ. Acesso em: 12 out. 2011.

PENEDA, C.; FRAZÃO, R. Ecodesign no desenvolvimento dos produtos. Lisboa: INETI, 1995.

Downloads

Publicado

2011-12-17

Como Citar

Sampaio, C. P. de, & Dolzan, J. (2011). Proposta Verde: aspectos de sustentabilidade em uma pequena marcenaria com ênfase em madeira de demolição. Projetica, 2(2), 128–140. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p128

Edição

Seção

Design para Sustentabilidade