Proposta Verde: aspectos de sustentabilidade em uma pequena marcenaria com ênfase em madeira de demolição

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p128

Palabras clave:

Ecoeficiência, Produção mais limpa, Ecodesign. Marcenaria

Resumen

O presente artigo apresenta resultados de um estudo que propõe a utilização do conceito de Ecoeficiência no sistema produtivo de uma marcenaria que utiliza madeira de demolição como matéria prima. Para isso, são abordados os conceitos de ecoeficiência, Produção mais limpa (P+L) e ecodesign. Utilizou-se como metodologia o estudo de caso, tendo como ferramentas de coleta e análise de dados observação direta, registro fotográfico e fimográfico do processo produtivo, entrevistas com colaboradores e mapeamento do processo produtivo. A partir de sua implantação, esperam-se benefícios nas três principais dimensões da sustentabilidade: econômicos, sociais e ambientais.

Biografía del autor/a

Cláudio Pereira de Sampaio, Universidade Estadual de Londrina - UEL

É doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAULisboa). Professor titular da Universidade Estadual de Londrina - UEL

João Dolzan, Proposta verde

Pós graduado em Ecodesign pela Universidade Positivo. 

Citas

CONSELHO EMPRESARIAL BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL. Guia de produção mais limpa: faça você mesmo. Disponível em: http://www.wbcsd.org/DocRoot/ ciFpL5hcUN7XBAQBe8Iu/guia-da-pmaisl.pdf. Acesso em: 10 dez. 2010.

LERIPIO, A. Emissão zero: um novo conceito de qualidade total. Florianópolis: UFSC, 1997.

MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.

ORLANDI, A. P. Onda Étnica: Um passeio por cinco lojas de decoração alternativas revela como decorar a casa com toda a diversidade cultural que o planeta oferece – Carlos Motta. Disponível em: https://bit.ly/3aYRbkZ. Acesso em: 12 out. 2011.

PENEDA, C.; FRAZÃO, R. Ecodesign no desenvolvimento dos produtos. Lisboa: INETI, 1995.

Publicado

2011-12-17

Cómo citar

Sampaio, C. P. de, & Dolzan, J. (2011). Proposta Verde: aspectos de sustentabilidade em uma pequena marcenaria com ênfase em madeira de demolição. Projetica, 2(2), 128–140. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p128

Número

Sección

Design para Sustentabilidade

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.