Hubs criativos e a indústria de jogos digitais
um estudo de caso sobre o Dutch Game Garden
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2025.v16.n2.51015Palavras-chave:
Políticas públicas, Jogos digitais, Estudo de caso, Hub criativo, Dutch Game GardenResumo
Com a revolução dos jogos digitais independentes (2000) e a explosão do mercado de jogos para celular, a indústria passou a contar com uma maior diversidade de atores e uma geografia de produção mais aberta a novos pólos. Governos iniciaram investimentos em políticas públicas para catalisar o desenvolvimento da indústria em seus países. O presente estudo qualitativo, com orientação analítico-descritiva, tem como objetivo apresentar como a iniciativa de hubs criativos pode auxiliar no desenvolvimento da indústria de games a partir do estudo de caso do Dutch Game Garden (DGG), o mais antigo projeto de hub da indústria de jogos digitais. O artigo utiliza como instrumento de coleta e análise de dados (a) revisão bibliográfica narrativa sobre hubs criativos a análise documental; (b) entrevista semiestruturada com os gestores do hub; e (c) observação não participante. A partir da experiência do DGG, pode-se observar a importância de um espaço físico para um hub, com localização estratégica, da produção de eventos integradores que fomentem a construção de uma rede de colaboração, programas de incubação e de capacitação de estudantes. Tais atividades apresentaram alto potencial de impacto no desenvolvimento da indústria local de jogos digitais, pois colaboram com qualificação dos profissionais e das empresas e estimulam a formação de comunidade. Evidenciou-se a necessidade da captação de recursos, principalmente através de políticas públicas e de parceiros para subsidiar o funcionamento de um hub criativo para a indústria de jogos digitais.
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