Placa Alfabetizadora Tridimensional Inclusiva (PATI)

ampliando recursos inclusivos para alfabetização de pessoas cegas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n3.48965

Palavras-chave:

Design, Educação, Inclusão

Resumo

O presente artigo traz a temática da Educação Inclusiva voltada para  pessoas com deficiência visual caracterizada como cegueira, possuindo uma abordagem qualitativa e utilizando metodologias científicas para pesquisar e reunir subsídios sobre o assunto junto a metodologia de Design do Duplo Diamante, objetivando o desenvolvimento de uma proposta de artefato inclusivo que auxiliasse no aprendizado e treino do alfabeto formal por pessoas cegas,  tendo como resultado o desenvolvimento da Placa Alfabetizadora Tridimensional Inclusiva: ampliando recursos inclusivos para a alfabetização de pessoas cegas, que possibilita ao cego a aquisição do conhecimento de forma menos abstrata e mais próximo a didática voltada a alunos videntes, possibilitando também o treino da escrita, contribuindo para a ampliação de recursos inclusivos para a alfabetização de pessoas cegas.

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Biografia do Autor

Aline Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda do curso de Bacharel em Design da Universidade Federal do Estado de Pernambuco no Campus Acadêmico do Agreste. Participou como voluntária no Projeto “DESIGN E TECNOLOGIA ASSISTIVA: bases para o desenvolvimento de recursos assistivos centrados nas capacidades  e limitações de Pessoas com Deficiência”. Foi bolsista do projeto de extensão “Soluções 'handless' para enfrentamento da Covid-19 e cenário pós-pandêmico”. É Diretora de Marketing voluntária do time Enactus da UFPE de Caruaru. Participa como voluntária no Projeto de Extensão Eco Mangue da Universidade Federal de Pernambuco no Campus de Recife na área de Educação Ambiental.

Lucas José Garcia, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do curso de Design no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Bacharel, Mestre e Doutor em Design pela UFSC. Possui experiência no desenvolvimento de projetos de design na área gráfica e de produtos. Tem experiência com instrumentação tecnológica aplicada ao Design (impressão 3D, captura de movimentos, dinamometria, termografia digital). Atualmente desenvolve pesquisas na área de Experimentação e Inovação com foco em acessibilidade. Líder do Grupo de Pesquisa Design e Experimentação. Coordenador do Laboratório de Experimentação e Inovação (Garagem).

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Lima, A., & José Garcia, L. (2023). Placa Alfabetizadora Tridimensional Inclusiva (PATI): ampliando recursos inclusivos para alfabetização de pessoas cegas. Projetica, 14(3), 36. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n3.48965

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade