Perfis de consumo slow fashion
análise de minicoleções propostas por alunos de graduação em design de moda
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n3.48799Palavras-chave:
Slow fashion, Perfis de consumo, Produtos de modaResumo
O Slow fashion se trata de um movimento que tem como objetivo produzir e consumir a moda de maneira mais consciente e sustentável. Após o desenvolvimento do ferramental “Consumer Orientation to Slow fashion” por Sojin Jung e Byoungho Jin – com foco em metrificar as dimensões do consumo Slow fashion –, os trabalhos dos últimos anos têm se dedicado na identificação de perfis de consumo no movimento. No Brasil, foram delimitados perfis para dois estados, Ceará e Rio Grande do Norte. De tal maneira, pensando na formação de um Designer de Moda, entender o público é uma peça-chave para a conformação de produtos inovadores. Pensando nisso, este artigo tem por objetivo expor e discutir sobre uma atividade na área de desenvolvimento de produtos, conduzida em uma turma de quarto período de um curso superior de tecnologia em Design de Moda. O exercício consistiu em selecionar um dos três perfis de consumo Slow fashion do Rio Grande do Norte e propor uma minicoleção de até cinco looks. Observou-se a predominância de elementos artesanais, identidade e mão de obra local.
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