Perfis de consumo slow fashion

análise de minicoleções propostas por alunos de graduação em design de moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n3.48799

Palavras-chave:

Slow fashion, Perfis de consumo, Produtos de moda

Resumo

O Slow fashion se trata de um movimento que tem como objetivo produzir e consumir a moda de maneira mais consciente e sustentável. Após o desenvolvimento do ferramental “Consumer Orientation to Slow fashion” por Sojin Jung e Byoungho Jin – com foco em metrificar as dimensões do consumo Slow fashion –, os trabalhos dos últimos anos têm se dedicado na identificação de perfis de consumo no movimento. No Brasil, foram delimitados perfis para dois estados, Ceará e Rio Grande do Norte. De tal maneira, pensando na formação de um Designer de Moda, entender o público é uma peça-chave para a conformação de produtos inovadores. Pensando nisso, este artigo tem por objetivo expor e discutir sobre uma atividade na área de desenvolvimento de produtos, conduzida em uma turma de quarto período de um curso superior de tecnologia em Design de Moda. O exercício consistiu em selecionar um dos três perfis de consumo Slow fashion do Rio Grande do Norte e propor uma minicoleção de até cinco looks. Observou-se a predominância de elementos artesanais, identidade e mão de obra local.

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Biografia do Autor

Ítalo José de Medeiros Dantas, Universidade Feevale

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale.

Glauber Soares Júnior, Universidade Feevale

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale); Mestre em Economia Doméstica (Universidade Federal de Viçosa); Graduado em Design de Moda (IF Sudeste MG, Muriaé).

Fabiano Eloy Atílio Batista, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ubá, Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Federal de Viçosa

Doutorando em Artes, Cultura e Linguagens, Universidade Federal de Juiz de Fora; Doutorando em Economia Doméstica, Universidade Federal de Viçosa; Professor na Universidade do Estado de Minas Gerais, Ubá

Aline Gabriel Freire, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Engenharia Têxtil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora de Moda e Vestuário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Marcelo Curth, Universidade Feevale

Possui doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestrado em Administração e Negócios pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Pós-Graduado em Administração e Marketing pela Universidade Gama Filho, Pós-Graduado em Educação pela Faculdade (SENAC-RS) e pós-graduando em Mentoring Teacher Education (Universidade de Tampere - Finlândia) e graduação em Ciências do Desporto pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). É professor do PPG em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, atuando como pesquisador no tema Marketing: Identidade e Cultura. Professor em nível de graduação e pós-graduação de disciplinas sobre Marketing Estratégico, Marketing de Relacionamento, Comportamento do Consumidor, Gestão e Empreendedorismo na Saúde e Esporte. Coordenador de curso em nível de pós-graduação (Lato Sensu) em Gestão Esportiva e Treinamento e Prescrição de Exercícios. Coordenador de projetos de inovação na área da Saúde com agências de fomento. Gestor de programas e projetos esportivos e de extensão. Coordenador temático dos GTTs de Marketing Esportivo e Modelagem de Negócios e Empreendedorismo da Associação Brasileira de Gestão Esportiva (ABRAGESP). Atuação como Sócio proprietário de empresas de consultoria, assessoria e treinamento, realizando consultorias em estratégias de marketing em micro e pequenas empresas.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Dantas, Ítalo J. de M., Soares Júnior, G., Batista, F. E. A., Freire, A. G., & Curth, M. (2023). Perfis de consumo slow fashion: análise de minicoleções propostas por alunos de graduação em design de moda. Projetica, 14(3), 33. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n3.48799

Edição

Seção

Design de Moda