Aproximações à cultura material

Artefatos, moda e interiores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.48793

Palavras-chave:

cultura material, design, moda, artefatos

Resumo

O texto é composto por variadas leituras sobre a aplicação de referências teóricas dos estudos sobre cultura material nos temas de pesquisa dos membros do Grupo de Estudos de Cultura Material e Design. Discutindo e problematizando especificamente o artefato de produção popular, autenticidade e falsificação em objetos, o fenômeno da moda e o design de interiores, pretende-se demonstrar como essas referências teórico-metodológicas podem auxiliar a entender aspectos que caracterizam cada um desses objetos de estudos das pesquisas em design como cultura material.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Kedma Araujo Alves, USP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Design FAU-USP. Designer e pesquisadora dos temas: história do design, cultura material e estudos de gênero. Parecerista do Journal of Sustainable Urban Mobility; Integrante do Lab 20 - Laboratório da Arquitetura e do Urbanismo do século XX da Faculdade de Arquitetura da UFBA e dos grupos de pesquisa "Arte & Política" vinculado ao PPGAV - UFBA; "História & Domesticidades" FAU-USP e "Design e Cultura Material" FAU-USP. Mestra em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFBA (2019) com a pesquisa multidisciplinar em estudos de gênero, história da imprensa e história do design, intitulada "Decoração e gênero: uma análise da construção história de um lugar feminino a partir dos periódicos do século XX no Brasil". Especialista em Metodologia e Docência do Ensino Superior (2018) e bacharel em Decoração/Design de Interiores graduada pela Escola de Belas Artes/ UFBA (2015).

Marcos da Costa Braga, Universidade de São Paulo - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professor aposentado do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto - AUH e Professor credenciado no Programa de Pós-graduação em Design, PPGDesign da FAU, Universidade de São Paulo. É membro do Conselho de Orientação Cultural do Museu da Casa Brasileira e do corpo de avaliadores dos periódicos científicos Estudos em Design, Revista Arcos, Pensamentos em Design, Educação Gráfica (Brasil) e RChD creación y pensamiento (Chile). Fez parte do grupo de docentes que fundou o primeiro periódico científico do Brasil Estudos em Design e que criou o primeiro Congresso Científico em Design do Brasil, o P&D Design em 1994. Foi coordenador do curso de Design da Unicarioca e da Faculdade de Desenho Industrial Silva e Sousa. É autor de vários artigos e livros sobre história do design no Brasil entre eles ABDI e APDINS RJ: História das Associações Pioneiras de Design do Brasil, que obteve o 2o lugar na categoria Trabalhos Escritos Publicados no 25º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira e 10 Ensaios sobre Memória Gráfica em co-autoria com Priscila Farias que obteve o 1o lugar no 33º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, ambos publicados pela editora Blucher, É um dos coordenadores da coleção de livros "Pensando o Design" publicada pela mesma editora. Organizou o livro O Papel Social do Design Gráfico publicado pela Editora SENAC-SP. Tem experiência em Desenho de Produto e Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho industrial, ensino, programação visual, comunicação visual e história do design no Brasil. É membro do grupo de pesquisa "História, Teoria e Linguagens do Design" da FAU USP e do Grupo de pesquisa MEMORÁVEIS: Manifestações Gráficas Afetivas, da UFPE.

Ana Sofía López Guerrero, Universidade de São Paulo - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Realiza doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo como bolsista do Fondo Nacional para la Cultura y las Artes e o Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (FONCA-CONACYT). Possui graduação em Artes Visuales pela Faculdade de Artes e Desenho da Universidad Nacional Autónoma de México (2015). É mestra em Desenho Industrial com ênfase no campo Teoria e História pelo Programa de Pós Graduação em Desenho Industrial da Universidad Nacional Autónoma de México (2018) credenciado no Programa Nacional de Pós-graduação em Qualidade do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT) no nível Competição Internacional. Foi bolsista do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia CONACYT (2016-2018). Realizou estadía de pesquisa no LabVisual da FAU-USP (agosto 2017-dezembro 2017).

Fernanda Tozzo Machado, https://orcid.org/0000-0001-9643-6092

Graduação em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado, com habilitação em Projeto de Produto, 1992. Especialização Lato sensu em Conservação-restauração de bens culturais móveis pelaUFMG/EBA/CECOR, 2002. Mestrado em História, na área de Cultura, Cidade e Patrimônio, na linha da Política, Memória e Cidade, pelo IFCH/UNICAMP, 2009. Aperfeiçoamento no Curso Sharing Conservation Decision, promovido pelo ICCROM - International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property − órgão pertencente à UNESCO ? em parceria com o Instituto Centrale di Restauro, de Roma, Itália e o Institut National du Patrimoine, de Paris, França, realizado na sede em Roma, Itália e Paris, França, 2006. Atua como especialista e consultora para conservação e restauração de arte moderna e contemporânea, design de mobiliário e acervos arquivísticos, para coleções particulares, instituições, públicas e privadas, e arquivos. Tem experiência na área de política e gestão para preservação de patrimônio cultural, com ênfase em bens culturais móveis.

Marcos Paulo do Nascimento Pereira, Universidade de São Paulo - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Mestrando em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), bacharel em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Tecnólogo em Design de Moda pela Universidade Potiguar (UnP) ambos em 2018. É pesquisador nas áreas de design gráfico e moda. Atualmente é técnico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e dedica-se também à análise, crítica e reflexão de aspectos contemporâneos relacionados à moda e a dimensão histórico simbólica dos artefatos.

Referências

APPADURAI, Arjun. La vida social de las cosas: perspectiva cultural de las mercancías. México: Grijalbo/Conaculta, 1991.

ARAÚJO, Anete Regis Castro de. Espaço privado e relações sociais de gênero em Salvador: 1930-1949. 2004. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Distinction: a social critique of the judgment of taste. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1984.

BRAGA, João. História da moda: uma narrativa. 4. ed. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2004.

BUCAILLE, Richard; PESEZ, Jean-Marie. Cultura material. In: ENCICLOPÉDIA Einaudi. Homo – domesticação: cultura material. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1989. v. 16, p. 11-47.

CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2008.

CARVALHO, Vânia Carneiro. Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material. São Paulo: EDUSP, 2008.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Why do we need things? In: LUBAR, Steven; KINGERY, David (ed.). History from things: essays on material culture, 1993. p. 20-29.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly; HALTON, Eugene. The meaning of things: domestic symbols and the self. Cambridge: Cambridge University Press, 1981. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139167611

DANNEHL, Karin. Object biographies: from production to consumption. In: HARVEY, Karen. History and material culture: a student’s guide to approaching alternative sources. New York: Routledge, 2009. p. 123-138.

DENIS, Rafael Cardoso. Design, cultura material e o fetichismo dos objetos. Arcos, Rio de Janeiro, v. 1, p. 15-39, 1998. Disponível em: https://almodotblog.files.wordpress.com/2017/04/design-cultura-material-e-fetichismo-dos-objetos.pdf. Acesso em: 6 maio 2023.

FARIAS, Priscila L.; BRAGA, Marcos da Costa. Dez ensaios para uma memória gráfica. São Paulo: Editora Blucher, 2018.

GERRITSEN, Anne; RIELLO, Giorgio. Writing material culture history. London: Bloomsbury Academic, 2021. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350105256

GODART, Frédéric. A sociologia da moda. São Paulo: Editora Senac, 2010.

GRASSBY, Richard. Material culture and cultural history. The Journal of Interdisciplinary History, Cambridge, Mass, v. 35, n. 4, p. 591-603, 2005. DOI: https://doi.org/10.1162/0022195043327426

GUERRA, Paula; FIGUEREDO, Henrique G. Prosopografias clubbers em São Paulo e Londres: moda, estilo, estética e cenas musicais contemporâneas. Revista TOMO, São Cristovão, SE, n. 37, p. 215-254, 2020. DOI: https://doi.org/10.21669/tomo.vi37.13382

HOSKINS, J. Agency, Biography and Objects. In: TILLEY, Chris; KEANE, Webb; KÜCHLER, Susanne; ROWLANDS, Mike; SPYER, Patricia (ed.). Handbook of material culture. London: Sage Publications, 2006. p. 74-84. DOI: https://doi.org/10.4135/9781848607972.n6

KOPYTOFF, Igor. La biografía cultural de las cosas: la mercantilización como proceso. In: APPADURAI, Arjun. La vida social de las cosas: perspectiva cultural de las mercancías. México: Grijalbo/Conaculta, 1986. p. 89-122.

KÜCHLER, Susanne; MILLER, Daniel. Clothing as material culture. Oxford: Berg Publishers, 2005. DOI: https://doi.org/10.2752/9780857854056

MALTA, Marize. O olhar decorativo: ambientes domésticos em fins do século XIX no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Mauad X, 2011.

MAQUET, Jacques. Objects as instruments, objects as signs. In: LUBAR, Steven; KINGERY, W. David. History from things: essays on material culture. Washington: Smithsonian Institution Press, 1993. p. 30-40.

MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: MAUAD, 2003.

MENDES, Mariuze D. Cultura material e design: trajetórias sociais de artefatos em contextos materiais e culturais de produção, circulação e consumo. In: QUELUZ, Marilda Lopes P. (org.). Design & cultura material. Curitiba: UTFPR, 2012. p. 15-33.

MENESES, Ulpiano. A cultura material no estudo das sociedades antigas. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA ANTIGA, 1984, João Pessoa, PB. Anais [...]. João Pessoa: UFP, 1984. p. 34-43.

MILLER, Daniel. Material cultures: why some things matter. Chicago: University of Chicago Press, 1998. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203167014

MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2013.

PALOMINO, Erika. Babado forte: moda, música e noite na virada do século 21. São Paulo: Mandarim, 1999.

PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. São Paulo: EDUSC, 2005.

PROWN, Jules D. The truth of material culture: History or fiction? In: LUBAR, Steven; KINGERY, W. David. History from things: essays on material culture. Washington: Smithsonian Institution Press, 1993. p. 1-19.

REDE, Marcelo. História a partir das coisas: tendências recentes nos estudos de cultura material. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 4, p. 265-282, 1996. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-47141996000100018

SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão. Petrópolis: Vozes, 2007.

SCHNEIDER, Jane. Cloth and clothing. In: TILLEY, Chris; KEANE, Webb; KÜCHLER, Susanne; ROWLANDS, Mike; SPYER, Patricia (ed.). Handbook of material culture. London: Sage Publications, 2006. p. 203-220.

SCOTT, Joan W. Gender: a useful category of historical analyses. In: SCOTT, Joan W. Gender and the politics of history. New York: Columbia University Press, 1989. Cap. 2.

SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

TILLEY, Chris; KEANE, Webb; KÜCHLER, Susanne; ROWLANDS, Mike; SPYER, Patricia (ed.). Handbook of material culture. London: Sage Publications, 2006. DOI: https://doi.org/10.4135/9781848607972

WRIGHT, R. P. Technological styles: transforming a natural material into a cultural object. In: LUBAR, Steven; KINGERY, W. David. History from things: essays on material culture. Washington: Smithsonian Institution Press, 1993. p. 242-269.

Downloads

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Araujo Alves, A. K., da Costa Braga, M., López Guerrero, A. S., Tozzo Machado, F., & do Nascimento Pereira, M. P. (2023). Aproximações à cultura material: Artefatos, moda e interiores. Projetica, 14(2), 27. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.48793

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade