Contribuições do Design Social para a valorização da cultura artesanal indígena Kaingang do Oeste de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n1.45823

Palavras-chave:

Design Social, Cultura Artesanal, Kaingang, Exposição de Arte

Resumo

Este artigo busca refletir, por meio de pesquisa básica, qualitativa e descritiva, sobre as principais contribuições do Design Social para a valorização da produção cultural de povos indígenas Kaingang do Oeste de Santa Catarina. Dados coletados de uma exposição desta etnia de 2020 demostraram o envolvimento de pessoas não-indígenas na organização e curadoria, a busca pela legitimação artística e o uso de mídias sociais para ampliar a visibilidade, a promoção e a comercialização desta cultura artesanal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Novelli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciências Humanas pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), área Estudos de Gênero, com a tese: A branquidade em Vogue [Paris e Brasil]: imagens da violência simbólica no século XXI (2014). Realizou estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - CAPES/COFECUB) e de pós-doutorado na Université de Paris-Sorbonne Paris IV, junto ao Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC) com bolsa de pesquisa CAPES BEX 6682/14-6 (Brasil). Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), área História do Tempo Presente (2009), com estudos voltados para imagem/juvenilização contemporânea em periódicos de moda. Especialista em Moda: Criação e Produção pela UDESC (2002). Bacharel em Moda, com habilitação em Estilismo pela UDESC (2000). Pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro de conselhos consultivos da Revista DaPesquisa e Revista de Ensino em Artes, Moda e Design. Atualmente é editora-chefe da revista ModaPalavra E-periódico e professora adjunta no curso Bacharelado em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), credenciada no Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda do Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGMODA) da mesma instituição.

Icléia Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Engenharia da Produção (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Desenho Industrial, Estilismo e Modelagem de moda (1992) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Também especialista em Atualização para docentes de Nível Superior (1980) pela UFSC. Também especialista em Geografia e Desenvolvimento Regional e Urbano (1978) pela UFSC. Licenciada em Geografia (1976) pela UFSC. Atualmente, é professora do quadro efetivo de docentes do curso de bacharelado em moda e do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa), ambos da Udesc. É membro do Grupo de Pesquisa Design de Moda e Tecnologia (Udesc/CNPq). É membro do conselho editorial da revista ModaPalavra e-periódico (Udesc). É membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM). É coordenadora do Laboratório de Tecnologia do Vestuário e Economia Criativa (LaCRIAT), da Udesc. Atua, leciona e pesquisa as seguintes áreas: ergonomia, modelagem plana do vestuário, moulage, processos produtivos nas indústrias têxteis e de confecção, gestão do conhecimento, negócios de moda e aprendizagem organizacional.

Lucas Da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Econômicas (Ano: 2000) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista no Lato-Sensu em Moda: Criação e Produção (Ano: 2002) e Mestre em Educação e Cultura (Ano: 2005), ambas formações na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Design (Ano 2012) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente é professor efetivo na UDESC, trabalhando no Bacharelado em Moda e no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Design de Vestuário e Moda (PPGModa). Tem experiência no Setor de Moda, com ênfase na Tecnologia do Vestuário, trabalhando principalmente na concepção e desenvolvimento de produtos.

Miruna Raimundi De Gois, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Design de Vestuário e Moda pelo Programa de Pós-Graduação em Moda da UDESC, linha de pesquisa Design de Moda e Sociedade. Bacharela em Design de Moda pela Unochapecó (2017).

Referências

ARMSTRONG, Leah, et al. Social Design Futures: HEI Research and the AHRC, University of Brighton, 2014. E-book. Disponível em: https://cris.brighton.ac.uk/ws/files/341933/Social-Design-Report.pdf. Acesso em: 25 nov. 2021.
BALLIVIÁN, José Manuel Patrício Palazuelos (org.). Artesanato Kaingang e Guarani: territórios indígenas - região sul. São Leopoldo: Oikos, 2011.
BARTH, Fredrik (comp.). Definición del grupo étnico. In: BARTH, Fredrik et al (comp.). Los Grupos Étnicos y Sus Fronteras: la organización social de las diferencias culturales. México: Fondo de Cultura Económica, 1976. p. 7-11. Traducción de: Sergio Lugo Rendón. E-book. Disponível em: http://www.iunma.edu.ar/doc/MB/lic_historia_mat_bibliografico/Historia%20Latinoamericana%20General/LAMGen%20Biblio/Barth%20-%20Los%20grupos%20%C3%A9tnicos%20y%20sus%20fronteras%20(completo).pdf. Acesso em: 28 nov. 2021.
BERGMANN, Márcia; MAGALHÃES, Cláudio. Do desenho industrial ao Design Social: políticas públicas para a diversidade cultural como objeto de design. Revista Estudos em Design. Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, 2017. DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v25i1.434. Disponível em: https://www.eed.emnuvens.com.br/design/article/view/434. Acesso em: 25 nov. 2021.
BORGES, Adélia. Design + Artesanato: o caminho brasileiro. São Paulo: Terceiro Nome, 2011.
CAVALCANTE, Ana Luísa Boavista Lustosa. Design para a sustentabilidade cultural: recursos estruturantes para sistema habilitante de revitalização de conhecimento local e indígena. 2014. 321 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/132600/333174.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 07 dez. 2021.
CORÁ, Janaína; BAGGIO, Silvia; RODRIGUES, Kelita. Arte Kaingang: Kamé e Kanhru: catálogo. Associação dos Artesãos Kamé e Kanhru da Reserva Kondá e Humana Sebo Livraria Galeria. Chapecó, 2020. 42 p. Catálogo virtual da exposição Arte Kaingang: Kamé e Kanhru, 4 de setembro de 2020 a 31 de outubro de 2020. Disponível em: http://www.humanasebolivraria.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2020/08/Exposi%C3%A7%C3%A3o-Arte-Kaingang-Kam%C3%A9-e-Kanhru-cat%C3%A1logo.pdf. Acesso em: 15 mar. 2022.
CRANE, Diana; BUENO, Maria Lucia (Orgs.) Ensaios sobre moda, arte e globalização cultural. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2011.
FORNASIER, Cleuza Bittencourt Ribas; MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; MERINO, Eugênio Andrés Díaz. Da responsabilidade social imposta ao design social movido pela razão. 2012. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/1850. Acesso em: 07 dez. 2021.
HUMANA SEBO LIVRARIA. Abertura da exposição “Arte Kaingang: Kamé e Kanhru” na Galeria Humana. Chapecó/SC, [s.n.], 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=um5NCfsBwew. Acesso em: 06 dez. 2021.
MAIA, Luciano Mariz. Os direitos das minorias Étnicas. In: SABOIA, Gilberto Vergne. (org.). Anais de Seminários Regionais Preparatórios para Conferência Mundial contra racismo, discriminação racismo, xenofobia e intolerância correlata. Brasília: Ministério da Justiça, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, 2001. p. 17-26. E-book. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/download/100000-Seminarios_Regionais_Preparatorios_para_Conferencia_Mundial_Contra_o_Racismo_Discriminacao_Racial.pdf. Acesso em: 07 dez. 2021.
MARGOLIN, Victor; MARGOLIN, Sylvia. Um “Modelo Social” de Design: questões de prática e pesquisa. Design em Foco: Revista Brasileira de Pesquisa em Design, Bahia, v. 1, n. 1, p. 43-48, dez. 2004. Tradução de: Paulo Fernando de Almeida Souza. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/661/66110105.pdf. Acesso em: 07 dez. 2021.
MASCÊNE, Durceline Cândida. Termo de referência: atuação do Sistema SEBRAE no artesanato. Brasília: SEBRAE, 2010. 64 p. Disponível em: http://intranet.df.sebrae.com.br/download/uam/Pesquisa/Artesanato/Termo%20de%20Referencia%20Artesanato%202010.pdf. Acesso em: 07 dez. 2021.
NACKE, Aneliese et al. Os Kaingang no oeste catarinense: tradição e atualidade. Chapecó: Argos, 2007.
OLIVA, Tiago Dias; KÜNZLI, Willi Sebastian. Proteção das minorias no direito internacional. Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, [S. l.], v. 113, p. 703-719, 2018. DOI: 10.11606/issn.2318-8235.v113i0p703-719. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/156677. Acesso em: 07 dez. 2021.
PAZMINO, Ana Verónica. Uma reflexão sobre Design Social, Eco Design e Design Sustentável. Simpósio Brasileiro de Design Sustentável, I, Curitiba, Anais..., 2007. Disponível em: http://naolab.nexodesign.com.br/wp-content/uploads/2012/03/PAZMINO2007-DSocial-EcoD-e-DSustentavel.pdf. Acesso em: 07 dez. 2021.
PORTAL DO ARTESANATO BRASILEIRO. O que é artesanato? Governo Federal, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/artesanato/perguntas-frequentes-1?_authenticator=d5218574c4326b87aaf01bbccd4e8261bb368be2. Acesso em: 07 dez. 2021.
RENA, Natacha. Programa ASAS: design militante e tecnologia social. In: CARLI, Ana Mery Sehbe de; VENZON, Bernadete Lenita Susin (org.). Moda, sustentabilidade e emergências. Caxias do Sul: Educs, 2012. p. 103-120. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/5886/pdf/0. Acesso em: 07 dez. 2021.
SCOPEL, Vanessa Guerini; CARVALHO, Agatha Mueller de; OLIVO, Paula Bem. Artesanato e cultura brasileira. Porto Alegre: SAGAH, 2019. E-book. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595029422/pageid/0. Acesso em: 07 dez. 2021.
SILVA, Luana Máyra da. Entre a tradição e a ressignificação: a cultura material kaingáng na contemporaneidade - terra indígena Xapecó/SC. 2014. 276 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História Cultural, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/129666/327853.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 07 dez. 2021.
SILVEIRA, Erotides Montini da; FAUSTINO, Rosângela Célia. Arte Indígena: expressão de vida em comunidade. In: ESTADO DO PARANÁ. Erotides Montini da Silveira; Rosângela Célia Faustino. Secretaria da Educação. Universidade Estadual de Maringá. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: produção didático-pedagógica. v. 2. Maringá, 2010. p. 11-44. E-book. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_uem_arte_md_erotides_montini.pdf. Acesso em: 07 dez. 2021.

Downloads

Publicado

2023-07-21

Como Citar

Novelli, D., Silveira, I., Da Rosa, L., & De Gois, M. R. (2023). Contribuições do Design Social para a valorização da cultura artesanal indígena Kaingang do Oeste de Santa Catarina. Projetica, 14(1), 1–24. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n1.45823

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.