Contributions of Social Design to the appreciation of the Kaingang indigenous artisanal culture of the West of Santa Catarina

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n1.45823

Keywords:

social design, artisanal culture, Kaingang, Art exposition

Abstract

This article seeks to reflect, through basic, qualitative and descriptive research, on the main contributions of Social Design to the valorization of the cultural production of Kaingang indigenous peoples from the West of Santa Catarina. Data collected from an exhibition of this ethnic group of 2020 revealed important social actions related to Design and perceived from the involvement of non-indigenous people in the organization, curatorship, promotion and commercialization of the artisanal culture of this ethnic minority and its artisans as a form of historical reparation.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Daniela Novelli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciências Humanas pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), área Estudos de Gênero, com a tese: A branquidade em Vogue [Paris e Brasil]: imagens da violência simbólica no século XXI (2014). Realizou estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - CAPES/COFECUB) e de pós-doutorado na Université de Paris-Sorbonne Paris IV, junto ao Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC) com bolsa de pesquisa CAPES BEX 6682/14-6 (Brasil). Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), área História do Tempo Presente (2009), com estudos voltados para imagem/juvenilização contemporânea em periódicos de moda. Especialista em Moda: Criação e Produção pela UDESC (2002). Bacharel em Moda, com habilitação em Estilismo pela UDESC (2000). Pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro de conselhos consultivos da Revista DaPesquisa e Revista de Ensino em Artes, Moda e Design. Atualmente é editora-chefe da revista ModaPalavra E-periódico e professora adjunta no curso Bacharelado em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), credenciada no Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda do Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGMODA) da mesma instituição.

Icléia Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Engenharia da Produção (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Desenho Industrial, Estilismo e Modelagem de moda (1992) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Também especialista em Atualização para docentes de Nível Superior (1980) pela UFSC. Também especialista em Geografia e Desenvolvimento Regional e Urbano (1978) pela UFSC. Licenciada em Geografia (1976) pela UFSC. Atualmente, é professora do quadro efetivo de docentes do curso de bacharelado em moda e do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa), ambos da Udesc. É membro do Grupo de Pesquisa Design de Moda e Tecnologia (Udesc/CNPq). É membro do conselho editorial da revista ModaPalavra e-periódico (Udesc). É membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM). É coordenadora do Laboratório de Tecnologia do Vestuário e Economia Criativa (LaCRIAT), da Udesc. Atua, leciona e pesquisa as seguintes áreas: ergonomia, modelagem plana do vestuário, moulage, processos produtivos nas indústrias têxteis e de confecção, gestão do conhecimento, negócios de moda e aprendizagem organizacional.

Lucas Da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Econômicas (Ano: 2000) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista no Lato-Sensu em Moda: Criação e Produção (Ano: 2002) e Mestre em Educação e Cultura (Ano: 2005), ambas formações na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Design (Ano 2012) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente é professor efetivo na UDESC, trabalhando no Bacharelado em Moda e no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Design de Vestuário e Moda (PPGModa). Tem experiência no Setor de Moda, com ênfase na Tecnologia do Vestuário, trabalhando principalmente na concepção e desenvolvimento de produtos.

Miruna Raimundi De Gois, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Design de Vestuário e Moda pelo Programa de Pós-Graduação em Moda da UDESC, linha de pesquisa Design de Moda e Sociedade. Bacharela em Design de Moda pela Unochapecó (2017).

References

ARMSTRONG, Leah, et al. Social Design Futures: HEI Research and the AHRC, University of Brighton, 2014. E-book. Disponível em: https://cris.brighton.ac.uk/ws/files/341933/Social-Design-Report.pdf. Acesso em: 25 nov. 2021.
BALLIVIÁN, José Manuel Patrício Palazuelos (org.). Artesanato Kaingang e Guarani: territórios indígenas - região sul. São Leopoldo: Oikos, 2011.
BARTH, Fredrik (comp.). Definición del grupo étnico. In: BARTH, Fredrik et al (comp.). Los Grupos Étnicos y Sus Fronteras: la organización social de las diferencias culturales. México: Fondo de Cultura Económica, 1976. p. 7-11. Traducción de: Sergio Lugo Rendón. E-book. Disponível em: http://www.iunma.edu.ar/doc/MB/lic_historia_mat_bibliografico/Historia%20Latinoamericana%20General/LAMGen%20Biblio/Barth%20-%20Los%20grupos%20%C3%A9tnicos%20y%20sus%20fronteras%20(completo).pdf. Acesso em: 28 nov. 2021.
BERGMANN, Márcia; MAGALHÃES, Cláudio. Do desenho industrial ao Design Social: políticas públicas para a diversidade cultural como objeto de design. Revista Estudos em Design. Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, 2017. DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v25i1.434. Disponível em: https://www.eed.emnuvens.com.br/design/article/view/434. Acesso em: 25 nov. 2021.
BORGES, Adélia. Design + Artesanato: o caminho brasileiro. São Paulo: Terceiro Nome, 2011.
CAVALCANTE, Ana Luísa Boavista Lustosa. Design para a sustentabilidade cultural: recursos estruturantes para sistema habilitante de revitalização de conhecimento local e indígena. 2014. 321 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/132600/333174.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 07 dez. 2021.
CORÁ, Janaína; BAGGIO, Silvia; RODRIGUES, Kelita. Arte Kaingang: Kamé e Kanhru: catálogo. Associação dos Artesãos Kamé e Kanhru da Reserva Kondá e Humana Sebo Livraria Galeria. Chapecó, 2020. 42 p. Catálogo virtual da exposição Arte Kaingang: Kamé e Kanhru, 4 de setembro de 2020 a 31 de outubro de 2020. Disponível em: http://www.humanasebolivraria.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2020/08/Exposi%C3%A7%C3%A3o-Arte-Kaingang-Kam%C3%A9-e-Kanhru-cat%C3%A1logo.pdf. Acesso em: 15 mar. 2022.
CRANE, Diana; BUENO, Maria Lucia (Orgs.) Ensaios sobre moda, arte e globalização cultural. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2011.
FORNASIER, Cleuza Bittencourt Ribas; MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; MERINO, Eugênio Andrés Díaz. Da responsabilidade social imposta ao design social movido pela razão. 2012. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/1850. Acesso em: 07 dez. 2021.
HUMANA SEBO LIVRARIA. Abertura da exposição “Arte Kaingang: Kamé e Kanhru” na Galeria Humana. Chapecó/SC, [s.n.], 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=um5NCfsBwew. Acesso em: 06 dez. 2021.
MAIA, Luciano Mariz. Os direitos das minorias Étnicas. In: SABOIA, Gilberto Vergne. (org.). Anais de Seminários Regionais Preparatórios para Conferência Mundial contra racismo, discriminação racismo, xenofobia e intolerância correlata. Brasília: Ministério da Justiça, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, 2001. p. 17-26. E-book. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/download/100000-Seminarios_Regionais_Preparatorios_para_Conferencia_Mundial_Contra_o_Racismo_Discriminacao_Racial.pdf. Acesso em: 07 dez. 2021.
MARGOLIN, Victor; MARGOLIN, Sylvia. Um “Modelo Social” de Design: questões de prática e pesquisa. Design em Foco: Revista Brasileira de Pesquisa em Design, Bahia, v. 1, n. 1, p. 43-48, dez. 2004. Tradução de: Paulo Fernando de Almeida Souza. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/661/66110105.pdf. Acesso em: 07 dez. 2021.
MASCÊNE, Durceline Cândida. Termo de referência: atuação do Sistema SEBRAE no artesanato. Brasília: SEBRAE, 2010. 64 p. Disponível em: http://intranet.df.sebrae.com.br/download/uam/Pesquisa/Artesanato/Termo%20de%20Referencia%20Artesanato%202010.pdf. Acesso em: 07 dez. 2021.
NACKE, Aneliese et al. Os Kaingang no oeste catarinense: tradição e atualidade. Chapecó: Argos, 2007.
OLIVA, Tiago Dias; KÜNZLI, Willi Sebastian. Proteção das minorias no direito internacional. Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, [S. l.], v. 113, p. 703-719, 2018. DOI: 10.11606/issn.2318-8235.v113i0p703-719. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/156677. Acesso em: 07 dez. 2021.
PAZMINO, Ana Verónica. Uma reflexão sobre Design Social, Eco Design e Design Sustentável. Simpósio Brasileiro de Design Sustentável, I, Curitiba, Anais..., 2007. Disponível em: http://naolab.nexodesign.com.br/wp-content/uploads/2012/03/PAZMINO2007-DSocial-EcoD-e-DSustentavel.pdf. Acesso em: 07 dez. 2021.
PORTAL DO ARTESANATO BRASILEIRO. O que é artesanato? Governo Federal, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/artesanato/perguntas-frequentes-1?_authenticator=d5218574c4326b87aaf01bbccd4e8261bb368be2. Acesso em: 07 dez. 2021.
RENA, Natacha. Programa ASAS: design militante e tecnologia social. In: CARLI, Ana Mery Sehbe de; VENZON, Bernadete Lenita Susin (org.). Moda, sustentabilidade e emergências. Caxias do Sul: Educs, 2012. p. 103-120. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/5886/pdf/0. Acesso em: 07 dez. 2021.
SCOPEL, Vanessa Guerini; CARVALHO, Agatha Mueller de; OLIVO, Paula Bem. Artesanato e cultura brasileira. Porto Alegre: SAGAH, 2019. E-book. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595029422/pageid/0. Acesso em: 07 dez. 2021.
SILVA, Luana Máyra da. Entre a tradição e a ressignificação: a cultura material kaingáng na contemporaneidade - terra indígena Xapecó/SC. 2014. 276 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História Cultural, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/129666/327853.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 07 dez. 2021.
SILVEIRA, Erotides Montini da; FAUSTINO, Rosângela Célia. Arte Indígena: expressão de vida em comunidade. In: ESTADO DO PARANÁ. Erotides Montini da Silveira; Rosângela Célia Faustino. Secretaria da Educação. Universidade Estadual de Maringá. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: produção didático-pedagógica. v. 2. Maringá, 2010. p. 11-44. E-book. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_uem_arte_md_erotides_montini.pdf. Acesso em: 07 dez. 2021.

Published

2023-07-21

How to Cite

Novelli, D., Silveira, I., Da Rosa, L., & De Gois, M. R. (2023). Contributions of Social Design to the appreciation of the Kaingang indigenous artisanal culture of the West of Santa Catarina. Projetica, 14(1), 1–24. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n1.45823

Issue

Section

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Most read articles by the same author(s)