Inclusão por meio do social

O redesign da identidade visual da Judecri

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n1.45613

Palavras-chave:

Design social, Terceiro Setor, Identidade visual, Pessoas com deficiência

Resumo

Em uma realidade onde as disparidades são contundentes, parte dos designers assumem o viés social da área como potencializador de mudanças sociais. Nesse cenário, a Judecri é uma entidade que almeja a equiparação de oportunidades das pessoas com deficiência por meio do esporte. Tendo em vista que a marca atual já não agradava seus membros, por meio do método de Peón (2009) adaptado para o modelo de design social que prevê a cocriação, uma nova identidade visual foi desenvolvida.

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Biografia do Autor

Mateus Dias Vilela, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor Adjunto A no curso de Mídias Digitais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Comunicação Social, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com período sanduíche na Universidade do Minho, em Portugal. Mestre em Comunicação Social, pela PUCRS, e Designer gráfico, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Autor dos livros Televisão, literatura e mídias sociais: sociabilidade, convergências e pós-modernidade, de 2019; e Televisão Digital Brasileira: Um estudo sobre processos comunicativos e avanços tecnológicos, de 2013. Organizador dos livros Experiências de pesquisa em design, de 2021; Redes e convergências, de 2007, Redes e convergências: telas, interações e conectividades, de 2018, e Conexões digitais e convergentes: sentidos, afeto e cultura, de 2019. 

Bruna Nazario Pacheco, Centro Universtiário SATC

Graduada em Design pela Faculdade SATC (2021).

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

Vilela, M. D., & Pacheco, B. N. (2022). Inclusão por meio do social: O redesign da identidade visual da Judecri. Projetica, 14(1), 1–26. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n1.45613

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

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