Princípios de usabilidade no vestuário infantil inclusivo: uma proposta teórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n2p184

Palavras-chave:

Usabilidade, Inclusão, Vestuário infantil inclusivo, Prática projetual

Resumo

O presente artigo investiga a usabilidade na dimensão do vestuário infantil inclusivo e propõe 20 princípios voltados para a prática projetual de profissionais de design. São eles: eficácia, eficiência, satisfação, utilidade, capacidade de aprendizagem, acessibilidade, evidência, consistência, capacidade motora, compatibilidade, prevenção de erro, apelação sensorial, funcionalidade, materiais, mobilidade, vestibilidade, dimensionamento, abertura e fechamento, segurança e durabilidade.

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Biografia do Autor

Valdecir Babinski Júnior, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Design de Vestuário e Moda (2020) na Universidade do Estado de Santa Catarina.  Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina

Irina dos Santos Xavier, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduanda em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina

Lucas da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina

Icléia Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Babinski Júnior, V., Xavier, I. dos S., Rosa, L. da, & Silveira, I. (2022). Princípios de usabilidade no vestuário infantil inclusivo: uma proposta teórica. Projetica, 13(2), 184–208. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n2p184

Edição

Seção

Design de Moda

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