Design de Serviço para a Inovação Social: reflexões no contexto da sustentabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p108

Palavras-chave:

Design de Serviço, Inovação Social, Sustentabilidade, Dimensão Social

Resumo

É interessante a intersecção do Design de Serviço e do Design para aInovação Social nos estudos da Sustentabilidade. Este artigo vem de uma pesquisa que identificou heurísticas para ampliar a coesão social em iniciativas de agricultura urbana e propõe reflexões teóricas sobre a convergência dos referidos temas. Para isso, utilizam-se Revisões Bibliográficas Sistemática e Assistemática. Apresentam-se as definições conceituais, incluindo princípios para a dimensão social e seus potenciais impactos em inovações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Schmitz Gonçalves, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Design pela Universidade Federal do Paraná. Professora da Universidade Federal do Paraná -

Aguinaldo dos Santos, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Gestão da Produção pela Salford University. Professor da Universidade Federal do Paraná

Referências

BUSCH, Otto Von; PALMÅS, Karl. Social means do not justify corruptible ends: a realist perspective of social innovation and design. She Ji: The Journal of Design, Economics and Innovation, [s. l.], v. 2, n. 4, p. 275-287, 2017.

CHAVES, Liliane Iten et al. Design para a sustentabilidade: dimensão social. Curitiba: Insight, 2019.

CIPOLLA, Carla; MANZINI, Ezio. Relational services. Knowledge, Technology & Policy, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 45-50, 2009.

CIPOLLA, Carla; MOURA, Heloisa. Social innovation in Brazil through design strategy. Design Management Journal, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 40-51, 2011.

CIPOLLA, Carla et al. Service design for social innovation: the promotion of active aging in Rio De Janeiro. In: Service Design innovation conference, 5., 2016, Linköping. Proceedings [...]. Linköping: Linköping University Electronic Press, 2016. p. 365-375. Disponível em: https://www.academia. edu/25563320/Service_design_for_social_innovation_the_promotion_of_ active_aging_in_Rio_de_Janeiro. Acesso em: 27 abr. 2020.

CONFORTO, Edivandro Carlos; AMARAL, Daniel Capaldo; SILVA, Sergio Luis da. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO, 8., 2011, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: [s. n.], 2011. p. 1-12.

DICKIE, Isadora Burmeister. Proposition of a reference model of crowddesign for sustainability. 2018. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

AVILA-FOUCAT, Sophie. Community-based ecotourism management moving towards sustainability, in Ventanilla, Oaxaca, Mexico. Ocean & Coastal Management, [s. l.], v. 45, n. 8, p. 511-529, Dec. 2002.

FUKUSHIMA, Naotake. Dimensão social do design sustentável: contribuições do design vernacular da população de baixa renda. 2009. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

JÉGOU, François; MANZINI, Ezio. Collaborative services: Social innovation and design for sustainability. [S. l.]: Polidesign, 2008.

LIMA, Edna Cunha; MARTINS, Bianca. Design social, o herói de mil faces, como condição para a atuação contemporânea In: BRAGA, Marcos da Costa (org.). O papel social do design gráfico: história, conceitos & atuação profissional. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2011.

KARUPPANNAN, Sadasivam; SIVAM, Alpana. Social sustainability and neighbourhood design: an investigation of residents’ satisfaction in Delhi. Local Environment, Abingdon, v. 16, n. 9, p. 849-870, 2011.

KJØLLESDAL, Anders; ASHEIM, Jonas; BOKS, Casper. Embracing Social sustainability in design education: a reflection on a case study in Haiti. Scandinavian Journal of Educational Research, Abingdon, v. 58, n. 2, p. 173-188, 2014.

MANZINI, Ezio; MERONI, Anna; KRUCKEN, Lia. Relação entre produto, território e consumidor. Visibilidade e comunicação entre local e global. [2012]. Disponível em: https://web.archive.org/web/20120626144417/http://dspace.universia.net/bitstream/2024/131/1/Manzini_Meroni_Krucken+MDE. pdf. Acesso em: 27 abr. 2020.

MANZINI, Ezio. A laboratory of ideas: diffuse creativity and new ways of doing. In: MERONI, Anna.Creative communities. Milão: PoliDesign, 2007.

MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.

MANZINI, Ezio. Interview with Ezio Manzini. In: PENIN, Lara. An introduction to service design: designing the invisible. [S. l.]: Bloomsbury, 2018.

MANZINI, Ezio. Design: quando todos fazem design - uma introdução ao design para inovação social. Tradução Luzia Araujo. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2017.

MCMAHON, Muireann; BHAMRA, Tracy. Social sustainability in design: moving the discussions forward. The Design Journal, [s. l.], v. 18, n. 3, p. 367-391, 2016.

MORITZ, Stefan. Service design: practical access to an evolving field. London: Köln International School of Design, 2005. Disponível em: https://issuu.com/st_moritz/docs/pa2servicedesign/4. Acesso em: 27 abr. 2020.

MUKAZE, Sabine; VELÁSQUEZ, Denny Carolina Villamil. Product service system: co-designing for social impact. 2012. Disponível em: https://www. diva-portal.org/smash/get/diva2:829723/FULLTEXT01.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.

PAPANEK, Victor; FULLER, Richard Buckminster. Design for the real world. London: Thames and Hudson, 1972.

PENIN, Lara. An introduction to service design: designing the Invisible. [S. l.]: Bloomsbury, 2017.

SANGIORGI, Daniela. Transformative services and transformation design. International Journal of Design, Paris, v. 5, n. 2, p. 29-40, 2011.

SANTOS, Aguinaldo dos et al. Design para a sustentabilidade: dimensão econômica. Curitiba: Insight, 2019.

STICKDORN, Marc; SCHNEIDER, Jakob. Isto é design thinking de serviços. Porto Alegre: Bookman, 2014.

THACKARA, John. Plano B: o design e as alternativas viáveis em um mundo complexo. São Paulo: Saraiva, 2008.

TISCHNER, Ursula. Design for sustainability, strategies, methods and tools In: STEBBING, Peter; TISCHNER, Ursula (ed.). Changing paradigms: designing for a sustainable future. University School of Arts, Design and Architecture, 2015. p. 302-316

VARGO, Stephen L.; LUSCH, Robert F. It’s all B2B... and beyond: toward a systems perspective of the market. Industrial Marketing Management, New York, v. 40, n. 2, p. 181 - 187, Feb. 2011.

VEZZOLI, Carlo. Design de sistemas para a sustentabilidade: teoria, métodos e ferramentas para o design sustentável de “sistemas de satisfação”. Tradução M. A. Rego. Salvador: EDUFBA, 2010.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Gonçalves, M. S., & Santos, A. dos. (2021). Design de Serviço para a Inovação Social: reflexões no contexto da sustentabilidade. Projetica, 12(2), 108–133. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p108

Edição

Seção

Design para Sustentabilidade

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.