Estudo de caso da animação Sam’s Story sobre a experiência de pessoas trans
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n1p327Palavras-chave:
Animação 2D, Tradigital, Transgênero, LGBTQ , Representatividade, FTMResumo
A representação de personagens trans na mídia mostra-se historicamente escassa. Mesmo para autores com intenção de ampliar o espectro de gênero na representação de seus personagens, representar adequadamente personagens trans pode ser desafiador, exigindo pesquisa e reflexão. O presente artigo descreve um estudo de caso sobre uma animação chamada Sam’s Story, que aborda a temática trans, de forma a elucidar pontos de reflexão importantes. O objetivo do artigo é fomentar a reflexão crítica por parte de outros autores que queiram tornar suas obras mais diversas ao representar personagens trans. Foram analisados os cuidados para com um tema sensível como esse, assim como as metáforas utilizadas na animação, a tradução de experiências de vida de pessoas trans em cenas, a mensagem geral da animação e seu conteúdo artístico - visual e sonoro.Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Rafael Marques de. Questões de gênero e orientação sexual na indústria dos jogos digitais. In: ALBUQUERQUE, Rafael Marques. Estudos contemporâneos em design de jogos e entretenimento digital. Florianópolis: Sagah, 2019. p. 5.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 11. ed. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
FABRETTI, Irene Teresa Vieira; LIMA, Andréa Moreira. Teoria Queer: Desconstrução do paradigma binário de gênero. In: ENCONTRO REGIONAL DA ABRAPSO MINAS, 20., 2016, São João del-Rei, MG. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: http://www.encontro2016.minas.abrapso.org.br/resources/anais/18/1483719465_ARQUIVO_TrabalhoCompleto-Abrapso-PDF.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018.
GENDER CREATIVE KIDS CANADA. Stopping transphobia before it starts. 2018. Disponível em: https://gendercreativekids.ca/stopping-transphobiabefore-it-starts/. Acesso em: 15 jun. 2019
HILL, Mel Reiff; MAYS, Jay. The gender book. Houston: Marshall House Press, 2014.
JAMES, SANDY; JACKSON, TRUDIE; JIM, MATTEE. Transgender Survey: Report on the Experiences of American Indian and Alaska Native Respondents . Washington, DC: National Center for Transgender Equality, 2017.
JESUS, Jaqueline Gomes de. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos. 2012. Brasília: Autor, 2012. Guia técnico sobre pessoas transexuais, travestis e demais transgêneros, para formadores de opinião. Disponível em: https://www.sertao.ufg.br/up/16/o/ORIENTA%C3%87%C3%95ES_POPULA%C3%87%C3%83O_TRANS.pdf?1334065989. Acesso em: 14 out. 2018.
JESUS, Jaqueline Gomes de. Transfobia e crimes de ódio: assassinatos de pessoas transgênero como genocídio. In: MARANHÃO FILHO, Eduardo Meinberg de Albuquerque (org.). (In)Visibilidade Trans 2. História Agora, a Revista de História do Tempo Presente, Santa Maria, RS, v.16, n. 2, p. 101-123, 2013. Disponível em: http://jaquejesus.blogspot.com/2015/08/transfobia-ecrimes-de-odio.html Acesso em: 11 nov. 2018.
MACHADO, Diego Domingos; ALBUQUERQUE, Rafael Marques; ALVES, Adriana Gomes. Problemáticas envolvendo raça, gênero e orientação sexual no desenvolvimento de jogos: relato de experiência com o jogo Trevo. Conexão - Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, RS, v. 17, n. 34, p. 279-305, jul./dez. 2018.
MCKEE, Robert. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiros. Curitiba, PR: Arte & Letra, 2006.
O’CONNOR, Joseph; SEYMOUR, John. Introdução à programação neurolingüística: como entender e influenciar as pessoas. São Paulo, SP: Summus Editorial, 1995.
SAM’s story. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (4:15 min). Publicado por The You Inside / Au Coeur de Toi. Disponível em: https://youtu.be/OyZPId4VVnM. Acesso em: 14 jun. 2019.
SOUZA, Ravelli Henrique de; ARAÚJO, Karina de Toledo. Gênero na escola: quebrando a barreira da homogenização das diferenças. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 8., 2017, Londrina, PR. Anais eletrônicos [...]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2017. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/conpef/portal/pages/arquivos/ANAIS%20CONPEF%202017/genero%20na%20escola%20128597-19775.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018.
WILLIAMS, Richard. Manual de animação. Tradução de Leandro de Mello Guimarães. São Paulo: Senac, 2016.
WINDER, Catherine; DOWLATABADI, Zahra. Producing animation. 2. ed. Waltham: Focal Press, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.