Estudo de caso da animação Sam’s Story sobre a experiência de pessoas trans

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n1p327

Palavras-chave:

Animação 2D, Tradigital, Transgênero, LGBTQ , Representatividade, FTM

Resumo

A representação de personagens trans na mídia mostra-se historicamente escassa. Mesmo para autores com intenção de ampliar o espectro de gênero na representação de seus personagens, representar adequadamente personagens trans pode ser desafiador, exigindo pesquisa e reflexão. O presente artigo descreve um estudo de caso sobre uma animação chamada Sam’s Story, que aborda a temática trans, de forma a elucidar pontos de reflexão importantes. O objetivo do artigo é fomentar a reflexão crítica por parte de outros autores que queiram tornar suas obras mais diversas ao representar personagens trans. Foram analisados os cuidados para com um tema sensível como esse, assim como as metáforas utilizadas na animação, a tradução de experiências de vida de pessoas trans em cenas, a mensagem geral da animação e seu conteúdo artístico - visual e sonoro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Becker Gorges, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Bacharel em Design pela Universidade do Vale do Itajaí

Rafael Marques de Albuquerque, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Doutor em Educação pela Universidade de Nottingham (Reino Unido). Professor na Universidade do Vale do Itajaí.

Referências

TERRA, Aline de Miranda Valverde; SCHREIBER, Anderson; KONDER, ‪Carlos Nelson. Direito Civil Constitucional. São Paulo: Atlas, 2016

ALBUQUERQUE, Rafael Marques de. Questões de gênero e orientação sexual na indústria dos jogos digitais. In: ALBUQUERQUE, Rafael Marques. Estudos contemporâneos em design de jogos e entretenimento digital. Florianópolis: Sagah, 2019. p. 5.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 11. ed. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

FABRETTI, Irene Teresa Vieira; LIMA, Andréa Moreira. Teoria Queer: Desconstrução do paradigma binário de gênero. In: ENCONTRO REGIONAL DA ABRAPSO MINAS, 20., 2016, São João del-Rei, MG. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: http://www.encontro2016.minas.abrapso.org.br/resources/anais/18/1483719465_ARQUIVO_TrabalhoCompleto-Abrapso-PDF.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018.

GENDER CREATIVE KIDS CANADA. Stopping transphobia before it starts. 2018. Disponível em: https://gendercreativekids.ca/stopping-transphobiabefore-it-starts/. Acesso em: 15 jun. 2019

HILL, Mel Reiff; MAYS, Jay. The gender book. Houston: Marshall House Press, 2014.

JAMES, SANDY; JACKSON, TRUDIE; JIM, MATTEE. Transgender Survey: Report on the Experiences of American Indian and Alaska Native Respondents . Washington, DC: National Center for Transgender Equality, 2017.

JESUS, Jaqueline Gomes de. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos. 2012. Brasília: Autor, 2012. Guia técnico sobre pessoas transexuais, travestis e demais transgêneros, para formadores de opinião. Disponível em: https://www.sertao.ufg.br/up/16/o/ORIENTA%C3%87%C3%95ES_POPULA%C3%87%C3%83O_TRANS.pdf?1334065989. Acesso em: 14 out. 2018.

JESUS, Jaqueline Gomes de. Transfobia e crimes de ódio: assassinatos de pessoas transgênero como genocídio. In: MARANHÃO FILHO, Eduardo Meinberg de Albuquerque (org.). (In)Visibilidade Trans 2. História Agora, a Revista de História do Tempo Presente, Santa Maria, RS, v.16, n. 2, p. 101-123, 2013. Disponível em: http://jaquejesus.blogspot.com/2015/08/transfobia-ecrimes-de-odio.html Acesso em: 11 nov. 2018.

MACHADO, Diego Domingos; ALBUQUERQUE, Rafael Marques; ALVES, Adriana Gomes. Problemáticas envolvendo raça, gênero e orientação sexual no desenvolvimento de jogos: relato de experiência com o jogo Trevo. Conexão - Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, RS, v. 17, n. 34, p. 279-305, jul./dez. 2018.

MCKEE, Robert. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiros. Curitiba, PR: Arte & Letra, 2006.

O’CONNOR, Joseph; SEYMOUR, John. Introdução à programação neurolingüística: como entender e influenciar as pessoas. São Paulo, SP: Summus Editorial, 1995.

SAM’s story. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (4:15 min). Publicado por The You Inside / Au Coeur de Toi. Disponível em: https://youtu.be/OyZPId4VVnM. Acesso em: 14 jun. 2019.

SOUZA, Ravelli Henrique de; ARAÚJO, Karina de Toledo. Gênero na escola: quebrando a barreira da homogenização das diferenças. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 8., 2017, Londrina, PR. Anais eletrônicos [...]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2017. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/conpef/portal/pages/arquivos/ANAIS%20CONPEF%202017/genero%20na%20escola%20128597-19775.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018.

WILLIAMS, Richard. Manual de animação. Tradução de Leandro de Mello Guimarães. São Paulo: Senac, 2016.

WINDER, Catherine; DOWLATABADI, Zahra. Producing animation. 2. ed. Waltham: Focal Press, 2011.

Downloads

Publicado

2021-05-25

Como Citar

Gorges, M. E. B., & Albuquerque, R. M. de. (2021). Estudo de caso da animação Sam’s Story sobre a experiência de pessoas trans. Projetica, 12(1), 327–348. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n1p327

Edição

Seção

Design Grafico: Imagem e Mídia

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.