O quarto paradigma da imagem e sua aplicação prática na divulgação da moda
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n3p175Palavras-chave:
imagem, Fotografia, História da Moda, Revista de ModaResumo
O artigo relaciona o processo de divulgação da Moda com as teorias da imagem de Santaella e Nöth pelo percurso do tempo. Analisa como a Moda é informada por meio de ilustrações, texto, fotografias, revistas e mídias sociais digitais. Faz a distinção entre os três paradigmas da imagem e aplica o quarto paradigma aos meios de comunicação de Moda por meio do Design Editorial e da programação visual.Downloads
Referências
CALDWELL, Cath; ZAPATERRA, Yolanda. Design editorial: jornais e revistas/ mídia impressa e digital. São Paulo: Gustavo Gilli, 2014.
FASHION. Vogue. Disponível em: https://www.vogue.com/?us_site=y. Acesso em: 5 ago. 2018. FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985.
HUTCHINGS, Lucy. Style file: Cindy Crawford. Vogue, Nova York, 2009. Disponível em: https://www.vogue.co.uk/gallery/style-file-cindy-crawford. Acesso em: 5 ago. 2018.
MIRANDA, Eugenia. From the archives: tem vogue “firsts”. Vogue, Nova York, 2012. Disponível em: https://www.vogue.com/article/from-the-archives-tenvogue-firsts. Acesso em: 5 ago. 2018.
MOOALEM, Stephen. 1540 years of harper’s bazar. 2017. Disponível em: https://www.harpersbazaararabia.com/people/culture/150-years-of-harper’sbazaar. Acesso em: 5 ago. 2018.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SANTAELLA, Lucia; NOTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1997.
VOGUE. Vogue international. 2018. Instagram: @vogue. Disponível em: https://www.instagram.com/vogue/. Acesso em ago. 2018.
YAEGER, Lynn. Saluting baron Adolph de Meyer, vogue’s first staff photographer. Vogue, Nova York, 2015. Disponível em: https://www.vogue. com/article/adolph-de-meyer-birthday-vogue-photographer. Acesso em: 5 ago. 2018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Projetica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.