A cadeia produtiva e de suprimentos na indústria do vestuário: uma discussão sobre interferências existentes em seus processos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1suplp57

Palavras-chave:

Indústria do Vestuário, Cadeia de Suprimentos, Cadeia Produtiva

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar entre os setores da cadeia produtiva do vestuário os que possuem maior relação ou interferência na cadeia de suprimentos. Para isso foi realizada uma pesquisa empírica de caráter exploratória que se utilizou de um estudo de caso. Verificou-se que dentre vários setores, quatro da cadeia produtiva do vestuário, possuem relação e interferência direta em atividades referentes a cadeia de suprimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio José Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professor Assistente da Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações

Cláudia Herrero Martins Menegassi, Centro de Ensino Superior de Maringá -UniCesumar

Doutora em Administração. Docente do Programa de Mestrado de Gestão do Conhecimento nas Organizações na Unicesumar. 

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

BAXTER, Mike. Projeto de produto. São Paulo: Edgard Blücher, 2000. OARNIEN, E Ramunė; VIENAZINDIENė, Milita. Agility and responsiveness managing fashion supply chain. Procedia: social and behavioral sciences, Amsterdam, v. 150, n. 15, p. 1012-1019, Sept. 2014.

CIPRIANI JÚNIOR, Vitor; CRACO, Tânia; CAMARGO, Maria Emilia; BIEGELMEYER, Uiliam Hahn. A evolução da área de compras em uma empresa do ramo moveleiro como uma forma de ampliar a sua competitividade. Revista Espacios, Caracas, v. 36, n. 10, p. 8, 2015.

DELALIBERA, Pedro Henrique Athanasio; LIMA, Renato Silva; TURRIONI, João Batista. Pesquisa levantamento para análise do modelo de compras conjuntas adotado em arranjos produtivos locais de Minas Gerais. Production, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 391-402, 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. JONES, Sue Jenkyn. Fashion design: manual do estilista. Tradução de Iara Biderman. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

KACHBA, Yslene Rocha; HATAKEYAMA, Kazuo. Competence for product development management in clothing firms. In: INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR MANAGEMENT OF TECHNOLOGY - IAMOT, 2015, Cape Town, South Africa. Proceedings [...]. Cape Town: University of Pretoria, 2015. p. 1863-1876. Disponível em: http://www.iamot2015.com/2015proceedings/documents/ P253.pdf. Acesso em: 25 ago. 2016.

MACCHION, Laura; MORETTO, Antonella; CANIATO, Federico; CARIDI, Maria; DANESE, Pamela; VINELLI, ANDREA. Production and supply network strategies within the fashion industry. International Journal of Production Economics, Amsterdam, v. 150, p. 1012-1019, Sept. 2014.

NAG, Barin; HAN, Chaodong; YAO, Dong-qing. Mapping supply chain strategy: an industry analysis. Journal of Manufacturing Technology Management, Bingley, v. 25, n. 3, p. 351-370, 2014.

ŞEN, Alper. The US fashion industry: a supply chain review. International Journal of Production Economics, Amsterdam, v. 114, n. 2, p. 571-593, Aug. 2008.

SHAW, David; KOUMBIS, Dimitri. A compra profissional de moda. Tradução de Márcia Longarço. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.

SILVA, Marcio José; MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins; SARTORI, Rejane; TENÓRIO, Nelson. Knowledge management within the fashion and clothing industry: an investigation into the purchase processes within a company. International Journal of Development Research, Uttarakhand, v. 8, n. 3, p. 19739-19743, Mar. 2018.

TACCONI, Marli de Fátima Ferraz da Silva; LOPES, Fernando Dias; MOL, Anderson Luiz Rezende; TACCONI NETO, Ernesto Alexandre. A confiança interorganizacional nas compras. Gestão da Produção, São Carlos, v. 21, n. 1, p. 199-214, 2014.

THOMASSEY, Sébastien. Sales forecasts in clothing industry: the key success factor of the supply. International Journal of Production Economics, Roubaix, v. 128, n. 2, p. 470-483, Dec. 2010.

TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleção. 5. ed. São Paulo: Edição da Autora, 2013.

TURKER, Duygu; ALTUNTAS, Ceren. Sustainable supply chain management in the fast fashion industry: an analysis of corporate reports. European Management Journal, London, v. 32, n. 5, p. 837–849, Oct. 2014.

TYLER, David; HEELEY, Jo; BHAMRA, Tracy. Supply chain influences on new product development in fashion clothing. Journal of Fashion Marketing and Management: an international journal, Bingley, v. 10, n. 3, p. 316-328, 2006.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

Silva, M. J., & Menegassi, C. H. M. (2020). A cadeia produtiva e de suprimentos na indústria do vestuário: uma discussão sobre interferências existentes em seus processos. Projetica, 11(1supl), 57–76. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1suplp57

Edição

Seção

Design de Moda

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.