Estudo de usabilidade das máquinas de costura industrial com alunos de graduação em moda
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1p81Palavras-chave:
Teste de Usabilidade, Máquinas de Costura, Estudantes de Moda, Experiência do UsuárioResumo
Este artigo teve por objetivo avaliar a usabilidade da máquina de costura reta industrial com alunos de um curso de graduação em moda, para verificar o quanto a usabilidade pode influenciar sobre o interesse destes alunos na prática da costura. Para tal, através de questionários e testes de usabilidade, pretendeu-se identificar obstáculos no uso das máquinas de costura por parte dos alunos e analisar como os níveis de familiarização com as máquinas industriais influenciam na experiência do usuário. Foram avaliados fatores como expectativa, experiência e sentimentos do usuário. Como resultado percebeu-se que fatores subjetivos como a percepção de agradabilidade, tomadas antes e depois da execução das tarefas se mostraram distintas, uma vez que o experimento permitiu ao participante desmistificar possíveis impressões e noções previamente estabelecidas. Contudo os resultados e sentimentos mais negativos foram atribuídos aos indivíduos leigos demonstrando que os níveis de familiarização com as máquinas industriais influenciam na experiência do usuário.Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9241-11: requisitos ergonômicos para o trabalho com dispositivos de interação visual. Rio de Janeiro: ABNT, 1998.
FALCÃO, Christianne.; SOARES, Marcelo. Usabilidade de produtos de consumo: uma análise dos conceitos, métodos e aplicações. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 1-26, 2013.
HIX, Deborah; HARTSON, H Rex. Developing user interfaces: ensuring usability through product and process. New York: John Wiley and Sons, 1993.
MANUAL de instruções em português da máquina de costura. São Paulo: Janome do Brasil Comércio de Máquinas 2008.
MORAES, Anamaria; MONT’ALVÃO, Cláudia R. Ergonomia: conceitos e aplicações. Rio de Janeiro: iUsEr, 2003.
RUBIN, Jeffrey; CHISNELL, Dana. Handbook of usability testing: how to plan, design, and conduct effective tests. Indianapolis: Wiley, 2008.
TULLIS, Thomas; ALBERT, William. Measuring the user experience: collecting, analyzing, and presenting usability metrics. Burlington: Morgan Kaufmann Publishers, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.