Estudo de usabilidade das máquinas de costura industrial com alunos de graduação em moda

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1p81

Palabras clave:

Teste de Usabilidade, Máquinas de Costura, Estudantes de Moda, Experiência do Usuário

Resumen

Este artigo teve por objetivo avaliar a usabilidade da máquina de costura reta industrial com alunos de um curso de graduação em moda, para verificar o quanto a usabilidade pode influenciar sobre o interesse destes alunos na prática da costura. Para tal, através de questionários e testes de usabilidade, pretendeu-se identificar obstáculos no uso das máquinas de costura por parte dos alunos e analisar como os níveis de familiarização com as máquinas industriais influenciam na experiência do usuário. Foram avaliados fatores como expectativa, experiência e sentimentos do usuário. Como resultado percebeu-se que fatores subjetivos como a percepção de agradabilidade, tomadas antes e depois da execução das tarefas se mostraram distintas, uma vez que o experimento permitiu ao participante desmistificar possíveis impressões e noções previamente estabelecidas. Contudo os resultados e sentimentos mais negativos foram atribuídos aos indivíduos leigos demonstrando que os níveis de familiarização com as máquinas industriais influenciam na experiência do usuário.

Biografía del autor/a

Raquel Pizzolato Cunha de Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina

Alexandra Marcela Porto, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina

Claudia Crepaldi, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina

Marcelo Gitirana Gomes Ferreira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Professor Associado da Universidade do Estado de Santa Catarina

Citas

ARAÚJO, Mário. Tecnologia do vestuário. Lisboa: Fundação Calouste Gulbe, 1996.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9241-11: requisitos ergonômicos para o trabalho com dispositivos de interação visual. Rio de Janeiro: ABNT, 1998.

FALCÃO, Christianne.; SOARES, Marcelo. Usabilidade de produtos de consumo: uma análise dos conceitos, métodos e aplicações. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 1-26, 2013.

HIX, Deborah; HARTSON, H Rex. Developing user interfaces: ensuring usability through product and process. New York: John Wiley and Sons, 1993.

MANUAL de instruções em português da máquina de costura. São Paulo: Janome do Brasil Comércio de Máquinas 2008.

MORAES, Anamaria; MONT’ALVÃO, Cláudia R. Ergonomia: conceitos e aplicações. Rio de Janeiro: iUsEr, 2003.

RUBIN, Jeffrey; CHISNELL, Dana. Handbook of usability testing: how to plan, design, and conduct effective tests. Indianapolis: Wiley, 2008.

TULLIS, Thomas; ALBERT, William. Measuring the user experience: collecting, analyzing, and presenting usability metrics. Burlington: Morgan Kaufmann Publishers, 2008.

Publicado

2020-04-08

Cómo citar

Oliveira, R. P. C. de, Porto, A. M., Crepaldi, C., & Ferreira, M. G. G. (2020). Estudo de usabilidade das máquinas de costura industrial com alunos de graduação em moda. Projetica, 11(1), 81–107. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1p81

Número

Sección

Ergonomia e Usabilidade

Artículos más leídos del mismo autor/a