Um estudo sobre a fidelização de clientes no segmento de varejo de moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n3p143

Palavras-chave:

Fidelização, Marketing de Relacionamento, Varejo, Moda

Resumo

Este artigo tem por objetivo expor métodos efetivos para fidelização de clientes em empresas de varejo de moda. Especificamente, abordou-se o conceito de marketing de relacionamento e foi feito um levantamento das ferramentas existentes, selecionando a mais adequada para se aplicar em um varejo de moda. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e elaborou-se um estudo de caso dentro de uma empresa da área afim para analisar a taxa de fidelidade dos clientes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Panchera, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Granduando em Tecnologia de Design de Moda

Aline Hilsendeger Pereira de Oliveira, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Professora doutora no Instituto Federal de Santa Catarina

Referências

BAKER, Michael J. Administração de marketing. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005. BARKI, Edgard; BOTELHO, Delane; PARENTE, Juracy. Varejo: desafios e oportunidades em mercados emergentes. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, SP, v. 53, n. 6, p. 534-538, nov./dez. 2013.

BARNES, James G. Segredos da gestão pelo relacionamento com os clientes CRM. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

BONEL, Claudio. Por que perdemos clientes? 2012. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/por-que-perdemosclientes/65668/. Acesso em: 16 abr. 2018.

BRAGA, Antônio. Quanto custa a perda de clientes? 2014. Disponível em: http://bonnaconsultores.com.br/quanto-custa-a-perda-de-clientes/. Acesso em: 14 abr. 2018.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

CLARO, Danny Pimentel. Marketing de relacionamento: conceitos e desafios para o sucesso do negócio. 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Danny_Claro/publication/5104849_Marketing_de_relacionamento_Conceitos_e_Desafios_para_o_Sucesso_do_Negocio/links/02e7e52c585a882077000000/Marketing-de-relacionamentoConceitos-e-Desafios-para-o-Sucesso-do-Negocio.pdf. Acesso em: 4 maio 2018.

COLTRO, Alex. Os novos modelos de administração na era da competitividade. 2002. Disponível em: http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/ adm_3009.pdf. Acesso em: 1 abr. 2018.

CZINKOTA, Michael R.; MONTINGELLI JUNIOR, Nilvaldo. Marketing as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ENGEL, Elenice Padoin Juliani; BÚRIGO, Lúcia Andréa; PEREIRA, Luciane de Carvalho. Marketing de relacionamento. Criciúma: Ediunesc, 2015.

GORDON, lan; PINHEIRO, Mauro. Marketing de relacionamento: estratégias, técnicas e tecnologias para conquistar clientes e mantê-los para sempre. São Paulo: Futura, 2001.

IBGE. Censo Demográfico 2010: características gerais da população.2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/meleiro. Acesso em: 2 maio 2018.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, Philip. Marketing essencial: conceitos, estratégias e casos. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 15. ed. São Paulo: Person Educacional do Brasil, 2015.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

MARTINS, Gilberto de Andrade; LINTZ, Alexandre. Guia para elaboração de Monografias e Trabalho de Conclusão de Curso. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

PAVONI, Graziele Ferracioli; ROCHA, Quézia Cristina; VENDRAME, Francisco César; SARRACENI, Jovira Maria; VENDRAME, Máris de Cássia Ribeiro. Marketing de relacionamento. 2009. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/CC33208122896.pdf. Acesso em: 23 abr. 2018.

PEPPERS, Don; ROGERS, Martha. CRM series: marketing 1 to 1. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2001. Disponível em: http://fejemg.org.br/ plataformadainformacao/wp-content/uploads/2015/09/Marketing-1-to-1.pdf. Acesso em: 20 abr. 2018.

PINHO, José Benedito. Comunicação em marketing. 9. ed. São Paulo: Papirus, 2008.

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

SILVA, Paulo Cezar Ribeiro da. A customização no atendimento como fator de fidelização do cliente às lojas de decoração de alto estilo. 2001. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/ handle/10438/3747/Paulo-C.-R.-da-Silva.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 13 abr. 2018.

SIQUEIRA, Antônio Carlos Barrosa da. Marketing empresarial, industrial e de serviços. São Paulo: Saraiva, 2005.

SOUZA, Alexandre Alves de. Satisfação, lealdade, fidelização e retenção de clientes. 2009. Disponível em: http://files.blogdocallcenter.com/200001703-eacbeebc58/Estudo_T8_0183_0579_excelenciaemgestao.org.pdf. Acesso em: 13 abr. 2018.

VAVRA, Terry G. Marketing de relacionamento (aftermarketing): como usar o debase marketing para a retenção de clientes ou consumidores e obter a recompra continuada de seus produtos ou serviços. São Paulo: Ed. Atlas, 1993.

VIEIRA, Vanessa Veiga. Estratégia de co-branding para o mercado pme. Lajeado, RS: UNIVATES, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3FsYEGU. Acesso em: 13 abr. 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Panchera, L., & Oliveira, A. H. P. de. (2019). Um estudo sobre a fidelização de clientes no segmento de varejo de moda. Projetica, 10(3), 143–158. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n3p143

Edição

Seção

Design de Moda

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)