A inserção do design universal e disciplinas correlacionadas nas instituições de ensino superior em design no Brasil: um panorama geral obtido por meio dos sites institucionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n1p143

Palavras-chave:

Educação, Instituições de Ensino Superior em Design, Matriz Curricular, Design Universal, Ergonomia

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as matrizes curriculares das Instituições de Ensino Superior em Design (IES) no Brasil, a partir de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e com procedimento técnico de análise sistemática. Foram analisadas 140 IES por meio dos sites, quanto à matriz curricular, ementa e linhas de pesquisa de pós-graduação. A execução consistiu na investigação em base de dados e no uso de critérios para se chegar a uma amostragem final.

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Biografia do Autor

Bruna da Silveira Suris, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. 

Heli Meurer, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Centro Universitário Ritter dos Reis.

Vinícius Gadis Ribeiro, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Referências

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Publicado

2021-05-25

Como Citar

Suris, B. da S., Meurer, H., & Ribeiro, V. G. (2021). A inserção do design universal e disciplinas correlacionadas nas instituições de ensino superior em design no Brasil: um panorama geral obtido por meio dos sites institucionais. Projetica, 12(1), 143–167. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n1p143

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

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