Raízes culturais paranaenses no design de moda: o processo criativo no desenvolvimento de estampas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2017v8n1p97

Palavras-chave:

Raízes culturais, Paraná, Design Emocional, Estamparia

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o processo de desenvolvimento de estampas em produtos de moda, executado em um Trabalho de Conclusão de Curso, que teve como tema o resgate das raízes culturais do Paraná. Sendo voltado ao público feminino de 20 a 25 anos, estes artigos de vestuário possuíram uma linguagem estética própria do Estado. Para tanto, foram realizados levantamentos bibliográficos e pesquisas descritivas, por meio de questionários e entrevistas com o público, resultando na criação de quatro estampas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Yankous Vale Santos Rezende, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Bacharel em Design de Moda e pós-graduanda em Gestão Estratégica de Design e Inovação pela Universidade Estadual de Londrina.

 

Paula da Silva Hatadani, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Design/ Planejamento de produto pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Professora do curso de graduação em Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina.

Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier, Universidade Estadual de Londrina - UEL

PhD pela Universidade Politécnica de Valencia. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora adjunto da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Blucher, 1998.

GARCIA, Carol. Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2007.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MENDES, Mariuze Dunajski; QUELUZ, Gilson Leandro. A construção das identidades e a trajetória do mobiliário artesanal paranaense. In: QUELUZ, Marilda Lopes Pinheiro (Org). Design & Identidade. Curitiba: Peregrina, 2008. p.51-79.

MORACE, Francesco. Consumo autoral: As gerações como empresas criativas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.

MORAES, Juliane Castilho; CAVALCANTE, Ana Luisa Boavista Lustosa. Estudos iconográficos para a valorização do artesanato de Londrina e região. Projetica : Revista Científica de Design, Londrina, v.3, n.1, p. 193-203, jul.2012. Disponível em: http://www.uel.br/ revistas/uel/index.php/projetica/article/view/12320. Acesso em: 12 ago. 2015.

NORMAN, Donald A. Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

ONO, Maristela Mitsuko. Design e cultura: sintonia essencial. Curitiba: Edição da Autora, 2006.

PARELLADA, Cláudia Inez; CREMONEZE, Cristina; BATTISTELLI, Edívio; SARAIVA, Maurício Paredes. Vida indígena no Paraná: memória, presença, horizontes. Curitiba: PROVOPAR Ação Social/PR, 2006.

PETERS, Ana Paula. O Movimento Paranista. In: REZENDE, Cláudio Joaquim; TRICHES, Rita Inocêncio (org). Paraná espaço e memória: diversos olhares histórico-geográficos. Curitiba: Bagozzi, 2005. p. 256-281.

SCHLICHTING, Juliana de Souza Bello. As artes visuais e a construção de uma identidade paranaense. In: SOCHODOLAK, Hélio; ARIAS NETO, José Miguel (Org). Capítulos de história do Paraná. Guarapuava: Unicentro, 2012. p. 173-223.

SEBRAE/PR. Identidade cultural: Iconografia do Paraná. Curitiba: SEBRAE/PR, 2004.

SHETH, Jagdish N.; MITTAL, Banwari; NEWMAN, Bruce I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

TRONCOSO, Samira M.K.; RÜTHSCHILLING, Evelise A. A estamparia digital e prospecções no uso das tecnologias. In: COLÓQUIO DE MODA, 10., CONGRESSO BRASILEIRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM DESIGN E MODA, 1., 2014, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul, 2014.

VILLAS-BOAS, André. Identidade e cultura. Rio de Janeiro: 2AB, 2002.

Downloads

Publicado

2017-07-11

Como Citar

Rezende, I. Y. V. S., Hatadani, P. da S., & Fornasier, C. B. R. (2017). Raízes culturais paranaenses no design de moda: o processo criativo no desenvolvimento de estampas. Projetica, 8(1), 97–114. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2017v8n1p97

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.