Unexo: o método de design automotivo aplicado ao desenvolvimento de maquinário agrícola
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2p25Palavras-chave:
Design automotivo, Maquinário agrícola, Sketch automotivo, Impressão 3DResumo
Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento de um Projeto Automotivo com foco em um maquinário agrícola conceitual e relata a experiência adquirida assim como as dificuldades encontradas. Essa incursão se utilizou de um método de projeto específico do Design e da Engenharia de Produto que vai dos desenhos manuais e digitais até a representação por meio de um modelo tridimensional em escala - um mockup.Downloads
Referências
CHASE, Richard B.; JACOBS, F. Robert; AQUILANO, Nicholas J. Administração da produção e operações para vantagens competitivas. 11. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS. World Food and Agriculture. FAO statistical yearbook 2013. Roma, 2013. Disponível em: http://www.fao.org/docrep/018/i3107e/i3107e00.htm. Acesso em: 2 jun. 2015.
GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 2. ed. São Paulo: Escrituras, 2006.
LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: E. Blücher, 2001.
LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Ellen Cole. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: M. Fontes, 1997.
YAMASHITA, Leandro Massayuki Rolim. Mecanização agrícola. Manaus: Instituto Federal do Amazonas, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.