Integração das metodologias do PDP e Pmbok na área de gestão do design
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2016v7n2p25Palavras-chave:
Gestão em Design, PMBOK, PDP, Produção de produtos.Resumo
O desenvolvimento de produtos esteve atrelado desde o início das civilizações à racionalidade humana em satisfazer as suas necessidades. Com a evolução industrial, conceitos, gerenciamentos e processos de produção de objetos foram se modificando, buscando sempre a rapidez, mas com baixa eficiência e impactos negativos. Atualmente o Designer compreende informações metodológicas de diferentes áreas, viabilizando a melhor interação estratégica de produção. Assim, busca-se neste trabalho o aprimoramento do processo de Gestão em Design, por meio da integração de seus conceitos, com as metodologias do Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) e do Guide to Project Management Body of Knowledge (PMBOK).
Downloads
Referências
BERGER,R. Best Practices in new product development: Using effective methods to boost success. Brandenburgische Technische Universitat.2013
FARINA, M.; PEREZ, C.; BASTOS, D. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo. Editora Blucher. 2006
KANNO,Y.; SHIBATA, S. International Journal of Business and Management. Toronto. Volume 8. Canadian Center of Science and Education. 2013
LIU,B. Product Development Processes and their Importance to Organizacional Capabilities. Massachusetts Institute of Technology. 2003
MOZOTA, B. B.; KLOPSH, C.; COSTA, F. C. X. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. 5 ª Edição Traduzida. Pensilvânia. 2013.
ROZENFELD, H.; FORCELLINI, F. A.; AMARAL, D. C.; TOLEDO, J. C.; SILVA, S. L.;ALLIPRANDINI, D. H.; SCALICE, R. K. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.