Experimentos utilizando a fibra de bananeira para fins têxteis
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2016v7n2p37Palavras-chave:
Pseudocaule da bananeira, Tecelagem, Artesanato - Cariri cearense. DesignResumo
Este trabalho trata-se de uma análise do desempenho da fibra de bananeira para fins têxteis. Utilizou-se da entrevista dialogo técnica de pesquisa qualitativa, para obtenção de dados junto aos artesãos. Através da variação da trama foram obtidos quatro amostras de tecidos com padronagens diferentes. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que a fibra de bananeira apresenta um grande potencial para aplicação em têxteis, por ser um material abundante, viável economicamente e eco eficiente.Downloads
Referências
BORGES, A. Designer não é personal trainer. 2.ed. São Paulo: Rosari, 2009.
BOUCHER, F. História do vestuário no Ocidente: das origens aos nossos dias. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
COELHO, R. R. P; MATA, M. E. R M. C.; BRAGA, M. E. D.; Alterações dos componentes nutricionais do pseudocaule da bananeira quando processados visando sua transformação em palmito. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, Campina Grande- PB, v.3, n.1, p.21-30, 2001.
EDWARDS, C. Como Compreender: Design Têxtil: Guia rápido para entender estampas e padronagens. São Paulo: SENAC, 2012.
EPAGRI/CEPA; Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina. v.1 1976 - Florianópolis, 2011.
GOMES FILHO, J. Design do objeto: bases conceituais. São Paulo: Escrituras, 2006. IBGE - Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, 2011.
KUBRUSLY, M.E.; IMBROISI, R. Desenho de fibra: artesanato têxtil no Brasil. Rio de Janeiro: SENAC Nacional; São Paulo: SENAC, 2011.
LUPPETTI, K. O.; CARVALHO, L. C. de; MOURA, A. F. de; FATIBELLOFILHO, O.; Análise de imagem em química analítica: empregando metodologias simples e didáticas para entender e prevenir o escurecimento de tecidos vegetais. Química Nova, v. 28, n. 3, p. 548-554, 2005.
MOREIRA, R. S. Banana: teoria e prática de cultivo. 2.ed. São Paulo: Fundação Cargill, 1999.
MOZOTA. B.B. Gestão do Design. Rio Grande do Sul.Bookman, 2011.
PEZZOLO, D.B. Tecidos: história, tramas e usos. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.
ROIZENBRUCH, T.A. O jogo das diferenças: design e arte popular no cenário multicultural brasileiro. 2009. 105f. Dissertação de mestrado. Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2009.
DA SILVA. F.S.; Entrevista. Crato, 2014. SILVA, M. V. da; ROSA, C. I. L. F.; BOAS, E. V. de B. V.; Conceitos e métodos de controle do escurecimento enzimático no processamento mínimo de frutas e hortaliças. B.CEPPA, Curitiba v. 27, n. 1, jan./jun. 2009.
SILVEIRA, M.I.S. C; A tecelagem manual e o design têxtil: um diálogo entre o artesanal e o industrial; 10º Colóquio de Moda; Caxias do Sul – RS, 2013.
UDALE, J. Fundamentos de design de moda: tecidos e moda. Porto Alegre: Bookman, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.