A influência do contexto histórico na forma e semântica dos produtos – abordagem exploratória em cadeiras brasileiras de 1950 a 2000.
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n3p33Palavras-chave:
Design de Produto, Percepção, Design de MóveisResumo
Este trabalho buscou estabelecer paralelos entre o contexto histórico de uma era e sua influência sobre o design de produtos. Verificou-se que a disponibilidade de tecnologia impacta diretamente nos padrões estéticos do produto e que a visão é principal sentido utilizado na percepção pois, através dela, o usuário estabelece conjecturas acerca do objeto. Partindo destes princípios, foi elaborada uma pesquisa exploratória para verificar se as características formais e simbólicas de um produto são condizentes com as mesmas do contexto histórico de sua concepção. Utilizou-se como recorte histórico o Brasil entre os anos 1950 e 2000. Para cada década, foram selecionadas duas características-chaves e uma cadeira representativa do contexto. O procedimento consistiu de entrevistas com 30 usuários, que compararam as características das décadas com as imagens das cadeiras. Os resultados apontam que, apesar de haver influência da capacidade técnico-produtiva sobre a estética da cadeira, a percepção visual traz interpretações que não são necessariamente relativas à época de concepção. As associações semânticas estabelecidas pelo usuário são fruto do contexto dos mesmos, e não do contexto do objeto.
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