A influência do contexto histórico na forma e semântica dos produtos – abordagem exploratória em cadeiras brasileiras de 1950 a 2000.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n3p33

Palavras-chave:

Design de Produto, Percepção, Design de Móveis

Resumo

Este trabalho buscou estabelecer paralelos entre o contexto histórico de uma era e sua influência sobre o design de produtos. Verificou-se que a disponibilidade de tecnologia impacta diretamente nos padrões estéticos do produto e que a visão é principal sentido utilizado na percepção pois, através dela, o usuário estabelece conjecturas acerca do objeto. Partindo destes princípios, foi elaborada uma pesquisa exploratória para verificar se as características formais e simbólicas de um produto são condizentes com as mesmas do contexto histórico de sua concepção. Utilizou-se como recorte histórico o Brasil entre os anos 1950 e 2000. Para cada década, foram selecionadas duas características-chaves e uma cadeira representativa do contexto. O procedimento consistiu de entrevistas com 30 usuários, que compararam as características das décadas com as imagens das cadeiras. Os resultados apontam que, apesar de haver influência da capacidade técnico-produtiva sobre a estética da cadeira, a percepção visual traz interpretações  que não são necessariamente relativas à época de concepção. As associações semânticas estabelecidas pelo usuário são fruto do contexto dos mesmos, e não do contexto do objeto.

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Biografia do Autor

Frederico Mendes Teixeira, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do curso de Design de Produto na Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Ubá.

Juliana Martins de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Aluna do curso do Design de Produto da Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

2016-10-04

Como Citar

Teixeira, F. M., & Souza, J. M. de. (2016). A influência do contexto histórico na forma e semântica dos produtos – abordagem exploratória em cadeiras brasileiras de 1950 a 2000. Projetica, 6(3), 33–56. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n3p33

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