Trompe-l'oeil em estamparia digital: um recurso para alterar a percepção da silhueta masculina
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n2p69Palavras-chave:
Estamparia digital, Trompe-l´oeil, Modelagem. Silhueta.Resumo
O presente estudo aborda a aplicação da técnica trompe-l'oeil por meio de recursos da estamparia digital, como uma forma de alterar a percepção acerca da silhueta masculina, sem recorrer aos recursos da modelagem. Os resultados experimentais comprovam que os conhecimentos advindos do design gráfico e da arte influenciam e contribuem no processo projetual do design de moda, na medida em que ampliam as possibilidades disponíveis para o desenvolvimento de produtos.
Downloads
Referências
BARROS, Fernando de. Elegância: como o homem deve se vestir. São Paulo: Negócio, 1997.
BUSO, Vanessa Zanardo; LOPES, Talita Cristina. A Modelagem para a construção da identidade masculina. In: COLÓQUIO DE MODA, 6., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: UAM, 2010.
DAMASCENO, Vinicius Oliveira; VIANNA, Viviane Ribeiro Ávila; VIANNA, Jeferson Macedo; LACIO, Marcio; LIMA, Jorge Roberto Perrout; NOVAES, Jefferson Silva. Imagem corporal e corpo ideal. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 14, n. 1, p. 87-96, 2006.
GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras, 2000.
HEINRICH, Daiane Pletsch. Modelagem e técnicas de interpretação para confecção industrial. Novo Hamburgo: Feevale, 2005.
JONES, Sue Jenkin. Manual do estilista. 3 ed. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
LEITE, I. T. R. A informação visual no design de moda e a influência na construção da identidade de gênero: dimensões sociais e culturais. In: COLÓQUIO DE MODA, 5., 2009, Recife. Anais... Recife: FBV, 2009.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
LUPTON, Ellen. Novos fundamentos do design. São Paulo, Cosac Naify, 2008.
MARCONDES, Luiz Fernando Cruz. Dicionário de termos artísticos. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1998.
MARTINS, Eloise. Curiot e os monstros. Disponível em: http://www.ideafixa.com/curiot-e-os-monstros/. Acesso em: 10 dez. 2014.
MARTINS, Thaiza Caldeira. Moda, arte e design gráfico: uma construção estratégica. In: COLÓQUIO DE MODA, 6., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: UAM, 2010.
NEIRA, L. G. Estamparia digital: a última impressão é a que fica! In: COLÓQUIO DE MODA, 5., 2009, Recife. Anais... Recife: FBV, 2009.
REGIANI, Atila Ribeiro. Trompe l'oeil: reflexões sobre a arte contemporânea. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
SALTZMAN, Andrea. El cuerpo diseñado: sobre la forma en el proyecto de la vestimenta. Buenos Aires: Paidós, 2004.
SORGER, Richard; UDALE, Jenny. Fundamentos de design de moda. Porto Alegre: Bookman, 2009.
WEISZFLOG, Walter. Michaelis. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Projetica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.





