Design e empreendedorismo: uma análise das semelhanças entre as áreas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n3p105Palavras-chave:
Design. Empreendedorismo. Mudanças de cenários. EnsinoResumo
Este artigo visa fazer uma comparação e análise entre as áreas empreendedorismo e design, tendo em vista as mudanças que a profissão e ensino do design vem sofrendo. O objetivo é explorar o pressuposto de que o design ajuda no momento de empreender, bem como entender a nova lógica mercadológica, na qual o empreendedor se torna fundamental. Esse trabalho se baseia em uma monografia e o método utilizado foi a revisão bibliográfica.
Downloads
Referências
BONSIEPE, G. Design como prática de projeto. São Paulo: Blucher, 2012.
CARDOSO, R. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
DOLABELA, F. O segredo de Luísa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. E
ESCOLA DE DESIGN. Disponível em: http://www.ed.uemg.br/. Acesso em: 22 out. 2014.
IDEO. Human-Centered Design. Disponível em: http://www.ideo.com/ images/ uploads/hcd_toolkit/HCD_Portuguese.pdf. Acesso em: 6 set. 2014.
MARTINS, R. F. de F.; MERINO, E. A. D. Gestão de design como estratégia organizacional. Londrina: Eduel, 2008.
MORAES, D. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010.
MOZOTA, B. B. Gestão do design. Porto Alegre: Bookman, 2011.
MUNARI, B. Design e comunicação visual: contribuição para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. van. Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva, 1998.
TIMMONS, A. New venture creation: entrepreneurship for the 21st century. Chicago: Irwin, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.