Integração curricular: um modelo possível para a formação em design?

Autores

  • Lurdete Cadorin Biava Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Leopoldo Briones Salazar Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Raquel de Oliveira Bugliani Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n1p155

Palavras-chave:

Formação em design, Prática da integração curricular, Possibilidades e barreiras da integração

Resumo

O artigo aqui apresentado discute o tema do currículo num curso de design que adota a integração como princípio norteador de seu processo curricular. Objetiva imprimir as possibilidades e os entraves que se manifestam na adoção do modelo como formação. A estratégia metodológica adotada foi o estudo de caso único, com análise de documentos, observações, entrevistas em profundidade e aplicação de questionário semiestruturado, para a coleta de dados, e análise de conteúdo para o tratamento dos mesmos. Como resultado, foram identificadas não só possibilidades, mas também tensões, contadiçoes e obstáculos para a integração.

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Biografia do Autor

Lurdete Cadorin Biava, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Servidor Público no Instituto Federal de Santa Catarina

Leopoldo Briones Salazar, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Doutorado em  Ciencias da Educacao pela Pontificia Universidad Católica de Chile.

Raquel de Oliveira Bugliani, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Mestre em Design pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FAAC). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC). 

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Publicado

2014-06-30

Como Citar

Biava, L. C., Salazar, L. B., & Bugliani, R. de O. (2014). Integração curricular: um modelo possível para a formação em design?. Projetica, 5(1), 155–170. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n1p155

Edição

Seção

Dossiê

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