Design de produtos e os brinquedos para crianças com deficiência visual

Autores

  • Roseane Santos da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Regio Pierre da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n1p125

Palavras-chave:

Brinquedos, Design de produtos, Crianças com deficiência visual

Resumo

Os brinquedos são artefatos de significativa importância no período da infância. O Design pode contribuir na investigação de configurações para esse tipo de produto de modo que haja fácil interação com os mesmos. O presente artigo tem por objetivo explanar sobre resultados do teste de brinquedos desenvolvidos para crianças com deficiência visual. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseane Santos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestrado em Pós-graduação em Design e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)

Regio Pierre da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , Brasil

Referências

BERNS, R. M. O desenvolvimento da criança. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

BEZERRA, C. O designer humilde. São Paulo: Rosari, 2008.

CYBIS, J.; BETIOL, A. H.; FAUST,R. Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações. São Paulo: Novatec, 2010.

FERRES, M. S. P. Desenvolvimento de uma ferramenta de avaliação de usabilidade para produtos e inclusão social. 2007. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade de Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000421861. Acesso em: 24 maio 2013.

GOMES FILHO, J. Design do objeto: bases conceituais. São Paulo: Escrituras Editora, 2006.

JORDAN, P. W. An introduction to usability. London: Taylor & Francis, 2002.

LEODORO, M.P. Brincando com a ciência e tecnologia: a utilização de brinquedos na educação científica das crianças. In: MUSEU DA VIDA. Ciência & criança: A divulgação científica para o público infanto juvenil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008.

LÖBACH, B. Design industrial: bases para a configuração dos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.

MATTÉ, V. A. O Conhecimento da prática projetual dos designers gráficos como base para o desenvolvimento de materiais didáticos impressos. 2009. 304 f. Tese (Doutorado) - Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: http://btd.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2010/06/Volnei-Ant%C3%B4nio-Matte.pdf. Acesso em: 15 jun. 2013.

MICHELET, A. Classificação de jogos e brinquedos – a classificação ICCP. In: MICHELET, A. O direito de brincar: a brinquetodeca. São Paulo: Scrita, Abrinq, 1992.

NIELSEN, J. Usability Engeneering. Boston: Academic Press, 1994

PAPALIA, E. D.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. O desenvolvimento humano. São Paulo: Mcgraw-Hill, 2010.

NAVEIRO, R. M; ROMEIRO FILHO, E; FERREIRA, C. V. MIGUEL, P. A. C. GOUVINHAS, R. P. Projeto de produto. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de Interação: Além da Interação homem computador. São Paulo: Editora Bookman, 2005.

SANTOS, S. M. P. dos. Brinquedo e infância: um guia para pais e educadores em creche. Petrópolis: Vozes, 2006.

USABILITY Professionlas’ Association. Disponivel em: http://www.usabilityprofessionals.org/. Acessado em: 20/02/2014.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Silva, R. S. da, & Silva, R. P. da. (2014). Design de produtos e os brinquedos para crianças com deficiência visual. Projetica, 5(1), 125–140. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n1p125

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.