Marcas de moda e a percepção dos consumidores
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2013v4n1p65Palavras-chave:
comunicação de marketing, marcas de moda, percepção dos consumidores, propaganda impressaResumo
O presente trabalho concentra-se sobre o objetivo de identificar a percepção dos consumidores quanto as propagandas impressas, do setor de confecções e moda, abordando as variáveis de: lembrança de marca, de logomarca e da mensagem da propaganda. Desta forma desenvolve o conceito de construção de marcas no setor de moda, bem como do processo de comunicação de marketing. Notou-se que nomes curtos para marcas são mais facilmente recordados, que atributos como simplicidade e presença de cores fortes valorizam a logomarca e que imagens que transmitem emoções são mais destacadas.
Downloads
Referências
AAKER, D. A.; KUMAR, V.; DAY, G. S. Pesquisa de Marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA TÊXTIL. ABIT. Indústria têxtil e de confecção. Revista ABIT/TEXBRASIL. Disponível em: www.abit.org.br. Acesso em: 14 maio 2011.
AVELAR, S. Moda: globalização e novas tecnologias. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.
BELCH, G. E.; BELCH, M. A. Propaganda e promoção. 7. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.
CAPUTO, É. S.; MACEDO, M. A. S.; NOGUEIRA, H. G. P. Avaliação de marcas: uma aplicação do caso Bombril. RAE Eletrônica - Revista de Administração de Empresas Eletrônica, São Paulo, v. 7, n. 2, jul./dez. 2008.
CHAMMA, N.; PASTORELO, P. D. Marcas e sinalização. São Paulo: Senac, 2007.
CIFUENTES, C. A.; BARRERO, L. M. R.; MENDONZA, D. F. R. Construcción de marcas, una forma de competir. INNOVAR - Espacio estudantil, v. 16, n. 27, 2006.
CROCCO, L.; TELLES, R.; GIOIA, R. M. (Coord.). Decisões de marketing: os 4 Ps. São Paulo: Saraiva, 2006.
EASEY, M. Fashion marketing. London: Wiley-Blackwell, 2009.
FERREIRA, A. L. B. Marketing cultural na construção das marcas: a percepção do público de Santa Cruz do Sul. 2006. Monografia (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Santa do Cruz Sul, Santa Cruz do Sul.
FURRIER, M. T. Patrimônio de marca. In: SERRALVO, F. A. (Org.). Gestão de marcas no contexto brasileiro. São Paulo: Saravia, 2008. p. 133-162.
KHAUAJA, D. Construção de marcas. In: SERRALVO, F. A. (Org.). Gestão de marcas no contexto brasileiro. São Paulo: Saravia, 2008. p. p. 77-131.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 5. ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1993.
LIPOVETSKY, G.; MACHADO, M. L. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
LOBACH, B. Design industrial: bases para a configuração dos produtos. São Paulo: EdgardBlücher, 2001.
MARTINS, J. S. O poder da imagem: uso estratégico das emoções criando valor para a marca através da imagem. São Paulo: Makron Books, 1992.
NOBERTO, E. Estratégias corporativas de marcas e estratégias sociais de diferenciação: uma análise a partir do automóvel. Tempo Social -revista de sociologia da USP, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 203-208, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ts/v16n2/v16n2a09.pdf.
Acesso em: 12 jun. 2011.
OGDEN, J. R. Comunicação integrada de marketing: modelo prático para um plano criativo e inovador. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
PINHEIRO, D.; GULLO, J. Comunicação integrada de marketing. São Paulo: Atlas, 2008.
PRIDE, W. M.; FERRELL, O. C. Basic concepts and decisions. 2. ed. Boston: Houghton Mifflin, 1980.
RIEGEL, V. Espacio de consumo provilegiado: el território de comunicácion publicitaria de la marca global. Pensar la publicidade, v. 4, n. 1, p. 129-146, 2010. Disponível em: http://revistas.ucm.es/inf/18878598/articulos/PEPU1010120129A.PDF. Acesso em: 12 jun. 2011.
ROBERTS, K. O futuro além das marcas: lovemarks. São Paulo: M Books, 2005.
TUNGATE, M. Fashion brands: branding style from Armani to Zara. 2. ed. London: Kogan Page, 2008.
URDAN, F. T.; URDAN, A. T. Gestão do composto de marketing. São Paulo: Atlas, 2006.
ZENONE, L. C.; BUAIRIDE, A. M. R. Marketing da promoção e merchandising: conceitos e estratégias para ações bem-sucedidas. São Paulo: Cengage Leraning, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Projetica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.





