Humanidades compartilhadas e a cultura do conflito

Autores

  • Charlise Paula Colet Gimenez Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Adalberto Narciso Hommerding Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Liana Maria Feix Suski Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2022v26n2p117-134

Palavras-chave:

Humanidades compartilhadas, Conflito, Papel social do conflito.

Resumo

O presente artigo apresenta o olhar da sociologia para o conflito, considerando-o inerente ao ser humano e às relações sociais. Partindo do estudo sobre o conjunto de comportamentos vinculados e atribuídos ao ser humano, busca-se saber qual é o papel do conflito na dinâmica social. Para compreender as humanidades compartilhadas, será analisado, inicialmente, o ser humano das experiências diárias, considerando sua experiência consigo mesmo e na relação com os demais. Em seguida, analisar-se-á a dinâmica social, fazendo ver que o conflito faz parte da natureza humana e tem papel social a ser exercido na realidade vivenciada. Ao final, conclui-se que é por meio do conflito que as experiências diárias acontecem e que a sociedade se desenvolve. Negar a sua existência é o mesmo que negar as mudanças sociais. A pesquisa foi concebida pelo método de abordagem hipotético-dedutivo e método de procedimento histórico-analítico. Quanto à técnica de pesquisa, utilizou-se a documental indireta.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Charlise Paula Colet Gimenez, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Pós-Doutora em Direito pela Centro Universitário Ritter dos Reis. Doutora em Direito e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito stricto sensu – Mestrado e Doutorado, e Graduação em Direito, todos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões, campus Santo Ângelo. Coordenadora do Curso de Graduação em Direito da mesma. Líder do Grupo de Pesquisa Conflito, Cidadania e Direitos Humanos, registrado no CNPQ. E-mail: charcoletgimenez@gmail.com

Adalberto Narciso Hommerding, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Alicante, Espanha. Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Juiz de Direito no Estado do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito stricto sensu – Mestrado e Doutorado, e Graduação em Direito, todos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões, campus Santo Ângelo. Líder do Grupo de Pesquisa Tutela dos Direitos e sua Efetividade, registrado no CNPQ. E-mail: rs020928@via-rs.com.br

Liana Maria Feix Suski, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutoranda, Mestre e Bacharela em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Santo Ângelo, RS. Membro do Grupo de Pesquisa Tutela dos Direitos e sua Efetividade, registrado no CNPQ. E-mail: lianasuski@gmail.com

Referências

COSER, Lewis. Nuevos aportes a la teoria del conflicto social. Tradução María Rosa Viganó. Buenos Aires: Amorrortu editors, 1967.
DAHRENDORF, Ralf. Homo sociologicus: ensaio sobre a história, o significado e a crítica da categoria social. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969.
_____. O conflito social moderno: um ensaio sobre política da liberdade. Tradução de Renato Aguiar e Marco Antonio Esteves da Rocha. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. São Paulo: Eduso, 1992.
FREUND, Julien. Sociología del conflicto. Traducción de Juan Guerrero Roiz de la Parra. Madrid: Ministério de Defensa, Secretaría General Técnica, D. L., 1995.
GIMENEZ, Charlise Paula Colet Gimenez. O novo no direito de Luis Alberto Warat: mediação e sensibilidade. Curitiba: Juruá, 2018. p. 23.
_____; SPENGLER, Fabiana Marion. O mediador na resolução 125/2010 do CNJ: um estudo a partir do Tribunal Múltiplas Portas. Águas de São Pedro: Livronovo, 2016.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LUCAS, Doglas Cesar. Conflitos identitários e mediação: o vir à fala das diferenças. In: SPENGLER, Fabiana Marion; LUCAS, Doglas Cesar. (Orgs.). Justica restaurativa e mediação: políticas públicas no tratamento dos conflitos sociais. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
RESTA, Eligio. O direito fraterno. Tradução e coordenação Sandra Regina Martini Vial. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.
SALES, Lilia Maia de Morais. Mediare: um guia prático para mediadores. 3.ed. rev. atual. e ampl. Rio de Janeiro: GZ ed., 2010.
SIMMEL, Georg. Questões fundamentais da sociologia: indivíduo e sociedade. Tradução de Pedro Caldas. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
SPENGLER, Fabiana Marion. O conflito, o monopólio estatal de seu tratamento e as novas possibilidades: a importância dos remédios ou remédios sem importância? In: SPENGLER, Fabiana Marion; LUCAS, Doglas Cesar. (Orgs.). Conflito, jurisdição e direitos humanos: (des)apontamentos sobre um novo cenário social. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008.
_____. Retalhos de mediação. Santa Cruz do Sul: Essere nel Mondo, 2014.

Downloads

Publicado

2022-09-21

Como Citar

Colet Gimenez, C. P., Hommerding, A. N., & Feix Suski, L. M. (2022). Humanidades compartilhadas e a cultura do conflito. Scientia Iuris, 26(2), 117–134. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2022v26n2p117-134

Edição

Seção

Artigos